Clássico

Com poucos capítulos, novela marcada por morte do protagonista será resgatada pela Globo

Trama de Manoel Carlos que terminou em tragédia é parte do Projeto Fragmentos

Publicado em 19/02/2024

A partir de 19 de fevereiro, uma novela marcada pela morte precoce do protagonista será resgatada pela Globo: Sol de Verão, escrita entre 1982 e 1983 por Manoel Carlos.

Os poucos capítulos que restaram da trama serão disponibilizados no Globoplay, no Projeto Fragmentos. Como a produção não está completa, o público vai acompanhar apenas alguns episódios para conhecer a história.

Destaque no horário nobre, Sol de Verão sofreu com uma tragédia nos bastidores: a morte de Jardel Filho, um dos protagonistas do folhetim, ao lado de Irene Ravache e Cecil Thiré.

Grande amigo de Manoel Carlos, Jardel participou inclusive da concepção da obra e foi homenageado pelo autor. Mas, infelizmente, faleceu no meio da novela, devido a um infarto, com apenas 54 anos de idade.

Jardel Filho e Irene Ravache em Sol de Verão
Jardel Filho e Irene Ravache em Sol de Verão

Após a morte do ator, a trama não foi mais a mesma. Para se ter ideia, Manoel abandonou a obra, sem condições de continuar a escrever. Assim, foi substituído por Lauro César Muniz, que assumiu a produção ao lado dos atores Gianfrancesco Guarnieri e Paulo Figueiredo.

Mesmo com um novo time, Sol de Verão terminou meses antes do previsto. Com a novela sucessora ainda em produção, a Globo optou por reprisar um compacto de O Casarão antes de Louco Amor. Já Manoel Carlos deixou a emissora e voltou somente na década de 1990, para escrever Felicidade.

A morte de Jardel Filho marcou a novela, assim como a falta de uma Helena, protagonista típica do autor. O elenco foi recheado de estrelas, contando ainda com a estreante Débora Bloch, Miguel Falabella, Beatriz Segall, Tony Ramos e Isabel Ribeiro. Em meio a uma tragédia, Sol de Verão marcou 44 pontos de audiência na época.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade