Mulher quimera

Brisa não é mãe de Tonho? Qual é a doença que atinge a protagonista de Travessia?

Condição rara conhecida como quimerismo causa a maior reviravolta na vida da mocinha

Publicado em 15/03/2023

O sofrimento de Brisa (Lucy Alves) parece não ter fim em Travessia. Uma condição rara vai afetar a maranhense e causar a maior reviravolta em sua vida. A descoberta foi feita recentemente, quando ela fez um exame de DNA para provar que é a mãe de Tonho (Vicente Alvite).

Devastada, ela pede para repetir o teste, mas o resultado é mesmo: Brisa não é mãe biológica do menino. Com isso, ela acaba perdendo a guarda do filho para Ari (Chay Suede) de uma vez por todas.

A situação serve para reacender a famosa fake news que atingiu a protagonista no início da novela. Afinal, Ari usa a história para acusar a ex de ser uma sequestradora de crianças, fato que pode levar a mocinha até para a cadeia.

Mas, será que Brisa realmente roubou a criança? Ela não é mãe biológica de Tonho? Na verdade, ela sofre de uma condição que ninguém conhece e que vai abalar a trama.

Tonho (Vicente Alvite) e Brisa (Lucy Alves) em Travessia
Tonho Vicente Alvite e Brisa Lucy Alves em Travessia

Reviravolta

Para não perder o filho para o ex, Brisa inventa que Ari não é pai de Tonho. Entretanto, ela cai do cavalo quando o teste prova o contrário: que ela não é mãe biológica do garoto. A maranhense não entende nada e acredita que o crápula falsificou o exame.

Em meio à história maluca, Ari se surpreende e começa a acreditar que Brisa sequestrou Tonho. Mas Dante (Marcos Caruso) mostra sensatez e abre os olhos do aluno: como a mocinha roubou o menino se Ari é pai dele?

Mau-caráter, ele decide alimentar a história. Junto com Núbia (Drica Moraes) descobre que Brisa foi vítima de uma deepfake e o fato vem à tona novamente, deixando a protagonista em apuros.

Brisa (Lucy Alves) em Travessia
Brisa Lucy Alves em Travessia

Caso raríssimo

A partir daí, Brisa vai tentar provar que não é uma criminosa. Mas o que salvará a dançarina será uma gravidez não planejada.

Nos próximos capítulos de Travessia, ela descobre que está esperando um bebê. O pai é Oto, seu último namorado. O fato chamará a atenção de Bia (Clara Buarque), que investiga e mata a charada.

A estudante de Biologia descobre que Brisa sofre de uma condição genética raríssima. Ou seja, não se trata de uma doença, apenas de uma peculiaridade que atinge poucas pessoas no mundo.

Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede) em Travessia
Brisa Lucy Alves e Ari Chay Suede em Travessia

Em Travessia, Brisa é uma mulher quimera. A moça sofre de uma condição conhecida como quimerismo, em que carrega mais de uma sequência genética em seu corpo. Isso explica porque seu DNA não é compatível com o de Tonho. Sendo assim, fica provado que ela é mãe biológica do menino.

Conforme já antecipado pela autora Gloria Perez, esse será o tema inédito abordado em Travessia. A partir dessa descoberta, Brisa voltará a pedir a guarda de seu filho, para o desespero de Ari.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade