Horário nobre

Assexualidade, quimerismo e elojob: entenda os temas abordados por Gloria Perez em Travessia

Autora mostra questões desconhecidas do grande público na novela das nove

Publicado em 13/12/2022

Gloria Perez é conhecida por abordar uma série de temas relevantes em suas novelas. Em Travessia, não é diferente. Pelo menos três assuntos pouco conhecidos do grande público vem à tona.

Com nomes complicados, os conteúdos serão destrinchados aos poucos na trama das nove. Assim, os telespectadores podem aprender mais e entender do que se trata.

O primeiro é a assexualidade, condição de dois personagens: Caíque (Thiago Fragoso) e Rudá (Guilherme Cabral). Nos capítulos recentes, o namorado de Leonor (Vanessa Giácomo) já deu pistas que intrigaram os fãs da novela.

Glória Perez
Glória Perez Mauricio FidalgoTV Globo

O que é assexualidade?

Aos poucos, Caíque revela que é assexual, ou seja, não tem interesse em sexo. Por mais que goste de Leonor e queira namorá-la, o galã não pretende se envolver mais a fundo.

Entretanto, o caso de Caíque também pode ser entendido como demissexualidade, um espectro da assexualidade. Nessa condição, ele só vai transar com Leonor quando sentir uma conexão emocional e afetiva maior com a moça, algo que demanda muito tempo.

Vale destacar que qualquer pessoa pode ser assexual, independente de gênero ou orientação sexual. Ela pode namorar, casar, enfim. Mas não gosta de sexo. Esse é também o caso de Rudá. Diferente dos garotos de sua idade, ele não pensa nessa questão, fato que intriga seus familiares.

Caíque (Thiago Fragoso) e Rudá (Guilherme Cabral) em Travessia
Caíque Thiago Fragoso e Rudá Guilherme Cabral em Travessia

Quimerismo de Brisa

Outro tema relevante tratado em Travessia é o quimerismo. Segundo a autora, algo inédito nas tramas, já adiantado por ela durante o lançamento da produção.

A condição vai afetar Brisa (Lucy Alves). Ela descobre o problema quando faz um exame de DNA e o resultado revela que ela não é mãe de Tonho (Vicente Alvite).

A partir daí, o mundo desaba nas costas da mocinha, que perde a guarda do filho para Ari (Chay Suede). Somente na gravidez de seu segundo filho é que Brisa descobre sua condição.

Ao fazer outro exame de DNA (que também dá negativo), ela é informada que sofre de quimerismo. Trata-se de uma condição genética raríssima, em que existem dois tipos de DNA diferentes no corpo de uma pessoa.

Brisa recebe diagnóstico em Travessia
Brisa recebe diagnóstico em Travessia

Elojob em Travessia

Por fim, Gloria Perez abraça o mundo dos games ao tratar um tema bem diferente: elojob. A abordagem é feita por meio de Theo (Ricardo Silva).

Nos próximos capítulos, Isa (Duda Santos) revela aos pais que o irmão ganha dinheiro com jogos de computador. Ninguém entende nada, mas ele esclarece do que se trata.

Essa prática é conhecida como elojob, em que um jogador é pago para jogar na conta de um outro jogador. Isso acontece bastante no mundo dos games on-line.

Theo e sua família em Travessia
Theo e sua família em Travessia

Geralmente, quem paga é considerado um “noob”, termo já falado por Theo para Monteiro (Aílton Graça) na novela. Noob é um jogador ruim, que não consegue avançar no jogo. Por isso, ele paga para jogadores habilidosos passarem de fase, fortalecendo a sua conta.

Muitas plataformas de games condenam o elojob e ameaçam banir os usuários que aderem à prática. Entretanto, não se trata de algo ilegal, apenas cria um problema de dependência digital, como é o caso de Theo, que não sai da frente do computador.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade