Internacional

Ter produtora para o streaming vira grande negócio dos famosos

Celebridades partem para produção de conteúdo em suas próprias empresas

Publicado em 15/07/2021

Nomes como Barack e Michelle Obama, o casal Harry e Meghan Markle, a atriz Reese Whiterspoon, o ex-jogador de futebol David Beckham e o cantor e produtor musical Marc Anthony têm algo em comum. Todos eles, que já tinham carreiras consolidadas em suas respectivas áreas de atuação, estão agora envolvidos com um novo e atraente negócio para as celebridades: ser dono da própria produtora de conteúdo audiovisual.

O mercado de produção audiovisual (cinema, televisão, vídeos para plataformas digitais etc.) dos Estados Unidos é um dos maiores do mundo e grande propulsor da economia norte-americana. Forma, ao lado da indústria farmacêutica, um gigante global do setor de copyright, uma área da economia que só perde em faturamento para a indústria bélica (de armas) nos EUA.

Pois agora a demanda por novos conteúdos para abastecer todos os canais e plataformas do mercado está ampliando ainda mais esta área de negócios. Com tantas plataformas de streaming ampliando as ofertas, metade do conteúdo consumido nos Estados Unidos atualmente vem de fora do país, tamanha a necessidade de novas histórias para serem contadas.  E é por isso que tantas celebridades decidiram entrar nesse novo negócio. Como elas já têm cartão de visitas, conhecimento e entrada no universo da produção, o caminho parece aberto.

Bilionária

Semana passada, a publicação Variety noticiou que a Hello Sunshine, produtora da atriz Reese Whiterspoon, responsável por filmes como Little Fires Everywhere, Big Little Lies e The Morning Show pode ser vendida, e está avaliada em US$ 1 bilhão (pouco mais de R$ 5 bilhões). A produtora da atriz fez atrações para, por exemplo, HBO e Amazon Prime Video.

Casais famosos

Nesta semana, foi a Hollywood Reporter que anunciou as novidades da Higher Ground, produtora do casal Obama. Eles têm um acordo com a Netflix para vários projetos e está em andamento um que envolve série e filme, ambos sob o mesmo tema e ao mesmo tempo. Blackout é o nome e reúne seis histórias de amor entre adolescentes, que se passam numa noite de apagão em Nova York. De acordo com a publicação, cada episódio conta com um roteirista diferente.

Ainda do casal Obama, dois documentários produzidos pela Higher Ground tiveram uma carreira fulminante – e ambos foram indicados ao Oscar: American Factory (2019) ganhou a estatueta; e Crip Cramp (2020) foi indicado na categoria já no ano seguinte. Ambos entraram no catálogo da Netflix.

Na entrevista dada para a apresentadora Oprah Winfrey, Harry e Meghan Markle contaram sobre projetos com a Archewell Productions, empresa produtora que instalaram em Hollywood. Pois nesta quarta-feira (14) a empresa anunciou que seu projeto de animação infantil, de nome provisório Pearl (Pérola), foi acertado com a Netflix.

Príncipe Harry e Meghan Markle em entrevista para Oprah Winfrey
Príncipe Harry e Meghan Markle em entrevista para Oprah Winfrey Foto Reprodução

A produtora do casal, ainda autodenominado Duque e Duquesa de Sussex, tem também um projeto para um documentário de esportes, The Heart of Invictus, feito para a The Invictus Games Foundation.

MIPTV

Em abril último, o ex-craque do futebol inglês David Beckham anunciou durante o MipTV, evento que aponta as tendências de programação do ano, os novos projetos com a sua própria produtora. Trata-se da Studio 99, que faz filmes publicitários, documentários e tem nos planos também rodar um filme autobiográfico sobre o atleta.

David Beckham
O ex jogador de futebol David Beckham agora dono de produtora Foto Reprodução

Além de fazer um reality show – no qual ele também vai atuar — para o Disney+ na Europa, a sua empresa também está produzindo um documentário sobre esportes – sobre a história das marcas alemãs Adidas e Puma.

Marc Anthony
O cantor e produtor musical Marc Anthony que acaba de produzir um desenho animado Gloria com temas latinos para a ViacomCBS nos EUA Foto ReproduçãoMIPTV

No mesmo evento, o cantor e compositor Marc Anthony — por aqui mais conhecido como ex-marido de Jennifer Lopez — também anunciou novidades de sua produtora, a Magnus Studios. O artista de origem latina e criado em Nova York, por seis vezes vencedor do Grammy e do Latino Grammy, anunciou parceria com a ViacomCBS International Studios & Networks Americas. A produtora de Marc Anthony está interessada em programas com temática latino-americana para serem exibidos nos Estados Unidos e exportados para o mundo.

Um primeiro show é uma série de animação, voltada para crianças, Gloria, cujo lema é Gloria wants to know it all (Gloria quer saber tudo), destinada ao canal Nickelodeon. A atração multicolorida e repleta de motivos que fazem referência a países da América Central e América do Sul é embalada pelo ritmo da salsa. A trilha também tem composição assinada pelos estúdios de Marc Anthony.

Gloria
Gloria série de animação produzida pela Magnus Studios de Marc Anthony para a Viacom CBS nos EUA Foto Reprodução

Ao lado do presidente ViacomCBS, JC Acosta, Marc Anthony também falou que já está preparando um novo seriado, misto de comédia e drama, sobre uma millenial tão envolvida com suas mídias sociais que entra em conflito sobre as diferenças de sua vida nas redes e na realidade.

Marc Anthony contou ainda que foi convidado para os projetos pela ViacomCBS e que enxerga o mercado latino dentro e fora dos EUA como imenso e cheio de oportunidades: “As pessoas querem consumir este conteúdo”, assinalou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade