veterana

Walderez de Barros: Veja como está a tia Alzira de Mulheres Apaixonadas hoje

Atriz também foi vista recentemente em O Rei do Gado

Publicado em 09/08/2023

Em Mulheres Apaixonadas, tia Alzira é interpretada pela experiente Walderez de Barros. Beata e tia do Padre Pedro (Nicola Siri), ela é cheia de moralismos e não segura a língua, deixando o sobrinho sempre em momentos de saia justa.

Recentemente, a veterana pode ser vista na pele de Judite, a empregada de Geremias Berdinazzi (Raul Cortez) em O Rei do Gado, que acaba se casando com o patrão no final.

Walderez de Barros como Judite de O Rei do Gado
Walderez de Barros como Judite de O Rei do Gado

Carreira de Walderez de Barros

Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Walderez de Barros se formou em filosofia pela USP antes mesmo de começar a estudar teatro. Foi precursora, em São Paulo, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina, estreando nos palcos profissionalmente em 1963.

A esta altura ela já havia conhecido seu futuro marido, Plínio Marcos, diretor, ator e escritor. Os dois ficaram casados até 1984. O dramaturgo morreu em 1999, aos 64 anos de idade, em decorrência de um derrame cerebral.

Walderez de Barros e Plínio Marcos com os três filhos
Walderez de Barros e Plínio Marcos com os três filhos

Na TV, Walderez estreou em 1968 na clássica novela Beto Rockfeller, da TV Tupi, e fez algumas novelas posteriormente até ser escalada para viver Judite em O Rei do Gado, em 1996.

Após a novela rural, estrelou muitos outros trabalhos na telinha, como Dona Flor e Seus Dois Maridos; Hilda Furacão; Laços de Família; Mulheres Apaixonadas; Alma Gêmea; Páginas da Vida; Morde & Assopra e Salve Jorge.

Walderez de Barros na juventude, e na novela Salve Jorge
Walderez de Barros na juventude, e na novela Salve Jorge, de 2012

Por onde anda a tia Alzira de Mulheres Apaixonadas?

Nos últimos anos, Walderez de Barros compôs o elenco da novela Sete Vidas, em 2015; da série Tempero Secreto, em 2016; da novela Éramos Seis, de 2019; e das séries Hebe, de 2020, e Independências, de 2022.

Isto é, a atriz veterana, que hoje tem 82 anos de idade, continua na ativa em seus trabalhos na teledramaturgia da Globo. Além disso, em 2022 ela anunciou a volta aos palcos e está em um projeto da Globoplay.

Veja como está a atriz atualmente, 20 anos após Mulheres Apaixonadas:

Walderez de Barros em 2022 (Foto Eduardo Knapp - Folhapress)
Walderez de Barros em 2022 (Foto Eduardo Knapp – Folhapress)