Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
FOI ENGANADA

Veja a humilhante descoberta de Joana sobre Batista em O Cravo e a Rosa

Lavadeira vai até a mansão onde mora o marido e descobre a farsa

Publicado em 27/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A mentira de Nicanor Batista (Luís Melo) sobre suas duas famílias não vai durar para sempre em O Cravo e a Rosa, novela de Walcyr Carrasco reprisada atualmente nas tardes da Globo.

Até ser descoberto, o personagem mantém uma vida dupla. Em uma das famílias, é um banqueiro rico e importante, além de pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal). Seu nome nesta família é realmente Nicanor Batista.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na outra, finge se chamar Manoel, um caixeiro viajante esforçado, mas que vive com dinheiro contado. Nesta, é marido de Joana (Tássia Camargo), com quem tem dois filhos pequenos, Jorginho (João Cappelli) e Fátima (Thais Müller).

Acomodado com essa situação, Batista nem imagina um dia ser desmascarado. Só que isso acontece e chega a ser humilhante principalmente para Joana, que passa a vida toda trabalhando como lavadeira e acreditando cegamente no marido.

Luís Melo e Tássia Camargo são Batista e Joana em O Cravo e a Rosa (Divulgação Globo)

Amiga ajuda Joana a descobrir a farsa

Quem vai abrir os olhos de Joana será sua vizinha e amiga Berenice (Bernadeth Lyzio), que será incumbida de lavar as roupas de Batista, o banqueiro, e precisará buscá-las na mansão dele. Ao entrar no local, ela logo verá um retrato do homem e ligará os pontos.

Ao voltar para a vila onde mora, Berenice corre para contar o que viu para Joana, que neste momento já não está mais casada com Manoel. O marido mentiroso a deixou para se casar com a dominadora Marcela (Drica Moraes), que chega para movimentar O Cravo e a Rosa.

Eu acho que descobri o segredo do teu marido. Agora sei porque ele recusava deixar que seus filhos estudassem com a Catarina (Adriana Esteves)”, afirmará Berenice para a amiga.

Em seguida, ela explica tudo detalhadamente. “Quando eu fui pegar roupa para lavar na casa do banqueiro Batista, esse chapéu estava na cozinha junto com outras caixas de presente. Estava na mão da governanta, Mimosa (Suely Franco), ela estava guardando esse chapéu junto com outros presentes para entregar para o motorista do banqueiro”.

Berenice (Bernadeth Lyzio) revela o que sabe a Joana (Tássia Camargo) em O Cravo e a Rosa (Divulgação Globo)

Joana ouve tudo o que Berenice tem a dizer com atenção e não terá mais dúvidas, afinal, percebe que em todos os anos de relacionamento houve muitas situações que gerassem desconfiança sobre Batista.

Perplexa, ela se perguntará. “Como um banqueiro rico pode se passar por um simples cacheiro viajante por dez anos?”.

Joana estapeia o marido

Com a certeza de que foi enganada por anos e anos, Joana toma a decisão de conhecer de perto a vida real do marido. Ela vai até a mansão onde Batista mora com as filhas e tenta ser impedida por Mimosa (Suely Franco) e pelo motorista Cosme (Júlio Levy).

No entanto, ela está com tanta vontade de encontrar o homem que a enganou, que ninguém consegue impedi-la. Com os gritos, o banqueiro desce as escadas com seu robe chique e reclama da ‘bagunça’ em sua mansão.

É quando Joana desmorona e seus olhos se enchem com uma mistura de ódio e tristeza. Batista tenta fugir, mas ela o puxa pelo braço e lhe dá um tapa na cara: “Covarde!“, diz a lavadeira, já aos prantos.

Batista se recompõem e com a maior cara de pau diz que eles precisam conversar. Mas Joana está irredutível. “Conversar o que? Safado! Você me enganou durante dez anos. Agora você mostrou quem é”, despeja a mãe de Fátima e Jorginho.

Joana (Tássia Camargo) e Batista (Luís Melo) em O Cravo e a Rosa (Reprodução/Globo)

Humilhante

Joana agora observa detalhes da mansão. “Olha pra essa sala… esse luxo todo. Agora olha para as minhas mãos, calejadas… olhe… de tanto lavar roupa, engomar, cozinhar, cuidar da casa, das crianças e de você. Você me dava miséria. Seus filhos nunca foram a escola, porque você dizia não ter dinheiro“, relembra, indignada.

Batista tenta contornar, dizendo que estava disposto a cuidar do futuro dos filhos, mas Joana rebate, muito magoada.

Você acha justo sacrificar seus filhos para esconder sua verdadeira identidade? Todo Natal, durante anos, a sua filha queria uma boneca de porcelana e eu não pude dar… Como eu fui burra! Agora estou aqui, pensando em tudo o que aconteceu. A catapora, os seus deslizes, a sua insistência em não deixar a minha filha vir aqui. Estava na minha cara, e eu não quis ver. Eu te amava, eu teria dado a minha vida por você“, pontua a lavadeira.

Assista à cena de Joana desmascarando Batista

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....