Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
CONHEÇA

Saudades: 6 novelas com Isaac Bardavid, além de O Cravo e a Rosa

Veterano das artes faleceu nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro

Publicado em 02/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O Brasil perdeu nesta terça-feira (1) o ator e dublador Isaac Bardavid, aos 90 anos. Há anos ele enfrentava um enfisema pulmonar e não resistiu ao agravamento da enfermidade.

Atualmente, o trabalho de Bardavid pode ser acompanhado na TV aberta, pois ele compôs o elenco de O Cravo e a Rosa, interpretando Felisberto. A trama de 2000 / 2001 está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mas além da participação na novela de Walcyr Carrasco, o saudoso ator esteve em muitas outras produções da televisão, do cinema e também na dublagem de inúmeros personagens, como o Wolverine.

Relembre a seguir seis novelas nas quais Isaac Bardavid mostrou seu talento.

Irmãos Coragem (1970)

Em 1970, Isaac Bardavid fez sua primeira novela na Globo – e começou em grande estilo!

O ator, que antes tinha trabalhado somente em uma produção da TV Rio, interpretou Umberto, o médico que operava a personagem de Glória Menezes no clássico folhetim Irmãos Coragem, escrito por Janete Clair.

Escrava Isaura (1976)

Adaptada por Gilberto Braga, Escrava Isaura foi ao ar na Globo em 1976. Nela, Bardavid teve grande destaque interpretando José Francisco, mais conhecido como Seu Chico.

“Eu me lembro que a gente fazia muita gravação noturna no meio do mato. Era difícil, mas eu tinha 45 anos e essa dificuldade dava para tirar de letra. Quando a gente é jovem, tudo é aventura. Até hoje, pessoas que não estavam vivas naquela época, mas que viram depois o compacto, me param na rua para falar sobre a Escrava Isaura”, disse o ator em entrevista.

Isaac Bardavid com Rosa (Léa Garcia) em Escrava Isaura, em 1976 (Divulgação)

O Astro (1977)

Escrita por Janete Clair, O Astro foi exibida entre 1977 e 1978 na Globo. O personagem de Isaac Bardavid na novela era Youssef Hayala, papel que passou para José Rubens Chachá no remake produzido pela mesma emissora em 2011.

Isaac Bardavid em O Astro (1977) (Divulgação)

A Padroeira (2001)

Em A Padroeira (2001), novela de sucesso de Walcyr Carrasco, o saudoso Bardavid teve a oportunidade, segundo ele, de fazer um dos personagens de que mais gostou, Filipe Pedrosa, pescador que encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba.

Isaac Bardavid em A Padroeira, em 2001 (Divulgação)

Eterna Magia (2007)

Na novela Eterna Magia, de 2007, Isaac Bardavid deu vida ao barbeiro José Carlos Finnegan, também chamado de Zequinha. Seu personagem era marido de Inácia, interpretada por Aracy Balabanian, e pai de Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes).

Isaac Bardavid e Aracy Balabanian em Eterna Magia (2007) (Divulgação)

Salve Jorge

Tartan foi o personagem de Bardavid em Salve Jorge, que não não tinha grande destaque na história de Gloria Perez. Exibida entre 2012 e 2013, foi a antepenúltima novela do falecido ator na Globo. Após ela, Isaac esteve em Além do Horizonte (2013) e Totalmente Demais (2016). Lembrando Bardavid tinha origem turca e isso o ajudou a conseguir diversos papéis, como é o caso de Tartan.

Isaac Bardavid em Salve Jorge, em 2012 (Divulgação)

“O ator brasileiro é essencialmente instintivo, tudo está na sua imaginação. Nós não temos um colégio como nos Estados Unidos, um Actors’ Studio. Temos cursos que preparam o ator, mas para a elaboração do personagem, o instinto prevalece”

Isaac Bardavid

Confira outros textos AQUI.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....