
O cantor e compositor Ruy Maurity morreu na madrugada desta sexta-feira (01) em hospital da cidade do Rio de Janeiro, aos 72 anos.
Veja também:
Natural de Paraíba do Sul, cidade do Rio de Janeiro, o artista passou dias em coma, ocasionada após sofrer duas paradas cardíacas durante exame de endoscopia.
Irmão no pianista Antonio Adolfo, Ruy Maurity ficou conhecido na década de 1970. Neste ano exato, aliás, ele venceu o Festival Universitário do Rio de Janeiro com a música “Dia cinco”, composta com Zé Jorge.
Músicas em novelas
Em 1974, o compositor Ruy Maurity passou a ganhar notoriedade nacional, sobretudo quando lançou o disco Safra 74. Com isso, teve a chance de ver algumas de suas canções em novelas da Globo, emissora que já estava com a sua teledramaturgia fortalecida.

A música Festa de Algodão, por exemplo, faz parte da trilha sonora da telenovela Escalada, exibida no ano de 1975 e protagonizada por Tarcísio Meira e Renée de Vielmond.
Já no folhetim Fogo Sobre Terra, que foi ao ar entre 1974 e 1975, estrelada por Juca de Oliveira e Regina Duarte, quatro músicas-tema de principais foram compostas por Ruy Maurity. São elas: A Sanha do Lavrador; Pele de Couro; Com Licença, Moço; e Passarinhada.
No ano de 1977, Ruy Maurity lançou o EP Ganga Brasil, que inclui a gravação do tema principal da novela Dona Xepa, protagonizada por Yara Cortes, Reinaldo Gonzaga, Nívea Maria, Edwin Luisi, Rubens de Falco, Cláudio Cavalcanti e Ana Lúcia Torre.