Há 14 anos, Renée de Vielmond encerrava a carreira com um show de atuação em Paraíso Tropical

Atriz escolheu se aposentar da dramaturgia logo após novela de Gilberto Braga, em 2007

Publicado em 2/9/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O primeiro papel de Renée de Vielmond na TV foi em 1971, na primeira versão de Meu Pedacinho de Chão, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Foi a estreia de uma carreira que duraria 36 anos. Quem acompanha Paraíso Tropical atualmente no canal Viva, pode conferir o show de atuação da atriz na pele de Ana Luísa Cavalcanti.

E foi justamente após um papel tão forte e icônico, sobretudo na fase inicial da novela de Gilberto Braga, exibida originalmente em 2007, que Renée decidiu que encerraria seus trabalhos como atriz. Ana Luísa seria então a última personagem da artista, que foi casada com José Wilker por nove anos (1976 a 1985), com quem teve sua única filha, a roteirista Mariana.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A escolha de Renée de Vielmond deixou muitos fãs de novelas carentes de uma atriz tão entregue e refinada, porém, tudo indica que se aposentar foi algo muito bem pensado, pois em diversas entrevistas a artista pontua que foi a melhor decisão. Bem resolvida, Renée entrou para a faculdade de História, mas continuou acompanhando de perto o universo artístico, principalmente no que se refere ao teatro brasileiro.

Apesar da satisfação da ex-atriz, sua saída da teledramaturgia foi tão repentina que fez com que até mesmo famosos estranhassem sua ausência. Em 2016, Fausto Silva, por exemplo, chegou a dizer ao vivo em um Domingão que Renée havia morrido: “Uma atriz extraordinária, inesquecível, falecida algum tempo atrás”, lamentou o apresentador, equivocado, sendo corrigido por Rodrigo Santoro que comentava sua carreira – ele e Renée fizeram par romântico em Explode Coração (1995).

Em Paraíso Tropical, Renée de Vielmond agradou muito interpretando a esposa traída de Antenor Cavalcanti, interpretado por Tony Ramos. Em todas as cenas a atriz mostrou a que veio, uma delas bem marcante: quando flagra o marido com a amante. Depois disso, a personagem se entrega ao novo amor, Lucas, papel de Rodrigo Veronese. Os dois partem para Nova Iorque na metade da trama e só voltam a aparecer na reta final.

Renée de Vielmond e Tarcísio Meira em Escalada em 1975 (Reprodução)
Renée como Ana Luísa e Tony Ramos como Antenor em Paraíso Tropical, de 2007, última novela da atriz (Divulgação)

Vida e carreira de Renée de Vielmond

Em vídeo do canal do Observatório da TV no Youtube há uma análise completa sobre a trajetória da atriz Renée de Vielmond. Acompanhe e se inscreva!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio