Ícone

Há 14 anos, Renée de Vielmond encerrava a carreira com um show de atuação em Paraíso Tropical

Atriz escolheu se aposentar da dramaturgia logo após novela de Gilberto Braga, em 2007

Publicado em 02/09/2021

O primeiro papel de Renée de Vielmond na TV foi em 1971, na primeira versão de Meu Pedacinho de Chão, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Foi a estreia de uma carreira que duraria 36 anos. Quem acompanha Paraíso Tropical atualmente no canal Viva, pode conferir o show de atuação da atriz na pele de Ana Luísa Cavalcanti.

E foi justamente após um papel tão forte e icônico, sobretudo na fase inicial da novela de Gilberto Braga, exibida originalmente em 2007, que Renée decidiu que encerraria seus trabalhos como atriz. Ana Luísa seria então a última personagem da artista, que foi casada com José Wilker por nove anos (1976 a 1985), com quem teve sua única filha, a roteirista Mariana.

A escolha de Renée de Vielmond deixou muitos fãs de novelas carentes de uma atriz tão entregue e refinada, porém, tudo indica que se aposentar foi algo muito bem pensado, pois em diversas entrevistas a artista pontua que foi a melhor decisão. Bem resolvida, Renée entrou para a faculdade de História, mas continuou acompanhando de perto o universo artístico, principalmente no que se refere ao teatro brasileiro.

Apesar da satisfação da ex-atriz, sua saída da teledramaturgia foi tão repentina que fez com que até mesmo famosos estranhassem sua ausência. Em 2016, Fausto Silva, por exemplo, chegou a dizer ao vivo em um Domingão que Renée havia morrido: “Uma atriz extraordinária, inesquecível, falecida algum tempo atrás”, lamentou o apresentador, equivocado, sendo corrigido por Rodrigo Santoro que comentava sua carreira – ele e Renée fizeram par romântico em Explode Coração (1995).

Em Paraíso Tropical, Renée de Vielmond agradou muito interpretando a esposa traída de Antenor Cavalcanti, interpretado por Tony Ramos. Em todas as cenas a atriz mostrou a que veio, uma delas bem marcante: quando flagra o marido com a amante. Depois disso, a personagem se entrega ao novo amor, Lucas, papel de Rodrigo Veronese. Os dois partem para Nova Iorque na metade da trama e só voltam a aparecer na reta final.

Renée de Vielmond e Tarcísio Meira em Escalada em 1975 (Reprodução)
Renée de Vielmond e Tarcísio Meira em Escalada em 1975 Reprodução
Ana Luísa e Antenor em Paraíso Tropical (Divulgação)
Renée como Ana Luísa e Tony Ramos como Antenor em Paraíso Tropical de 2007 última novela da atriz Divulgação

Vida e carreira de Renée de Vielmond

Em vídeo do canal do Observatório da TV no Youtube há uma análise completa sobre a trajetória da atriz Renée de Vielmond. Acompanhe e se inscreva!

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade