SAUDOSOS

Doze nos deixaram: Como morreram os atores de Caminho das Índias?

Novela de Gloria Perez está sendo exibida no canal Viva atualmente

Publicado em 15/10/2022

Caminho das Índias, novela original de 2009, está sendo reprisada atualmente no canal Viva, da Globosat. À época, a trama de Gloria Perez foi um verdadeiro sucesso.

Com um elenco enorme, o folhetim abordou a cultura hindu, fazendo uma ponte entre o Brasil e a Índia em sua história principal.

Quem tem TV por assinatura agora pode acompanhar novamente Caminho das Índias, mas o que muita gente não sabe é que 12 atores da novela já não estão mais entre nós.

Rodrigo Lombardi, Juliana Paes e Márcio Garcia em Caminho das Índias
Rodrigo Lombardi Juliana Paes e Márcio Garcia em Caminho das Índias DivulgaçãoTV Globo

Conheça abaixo os artistas que já morreram, bem como os nomes que fizeram participações especiais.

Eva Todor

Eva Todor interpretou a dona Cidinha em Caminho das Índias. A veterana, que também pode ser vista hoje na reprise de O Cravo e a Rosa na Globo, perdeu a vida em 2017 aos 98 anos. Ela sofria das doenças de Parkinson e Alzheimer e vivia reclusa em seu apartamento, sendo cuidada por inúmeros funcionários.

Cidinha (Eva Todor) e Cadore (Elias Gleizer) em Caminho das Índias
Cidinha Eva Todor e Cadore Elias Gleizer em Caminho das Índias

Elias Gleizer

O Sr. Cadore da trama de Gloria Perez foi vivido por Elias Gleizer, que nos deixou em 2015 após complicações devido a uma queda grave. O ator, que começou a carreira no final da década de 50, nunca se casou e também não deixou filhos.

Flávio Migliaccio

O ator Flávio Migliaccio teve destaque em Caminho das Índias ao interpretar o hindu Karan. Sua morte aconteceu em 2020, sendo o suicídio a causa constatada pela polícia. Ele foi encontrado em seu sítio já sem vida junto com uma carta de despedida. Ele tinha 85 anos de idade.

Karan (Flávio Migliaccio) em Caminho das Índias
Karan Flávio Migliaccio em Caminho das Índias

Mara Manzan

Intérprete de dona Ashima Matub, uma indiana que vivia no Rio de Janeiro, Mara Manzan faleceu pouco depois do final de Caminho das Índias, em novembro de 2009. Lutando contra um câncer de pulmão já em fase de metástase, Manzan precisou se afastar por diversas vezes da produção. Para fazer suas vezes entrou a cena a personagem de Thaís Garayp.

Ashima (Mara Manzan) em Caminho das Índias
Ashima Mara Manzan em Caminho das Índias

Chico Anysio

O icônico multiartista Chico Anysio também esteve em Caminho das Índias na pele do personagem Namit Batra, que ficou na trama por três meses. O veterano morreu em 2012 após enfrentar muitas internações por falta de ar, infecções urinária e pulmonar, entre outros problemas de saúde.

Chico Anysio em Caminho das Índias
Chico Anysio em Caminho das Índias

Paulo José

O consagrado Paulo José compôs o elenco de Caminho das Índias interpretando o Profeta. Diagnosticado com Parkinson, é um dos nomes das artes que faleceram recentemente: em 2021, por conta de complicações causadas por uma pneumonia.

O ator Paulo José (Divulgação/Globo)
O ator Paulo José DivulgaçãoGlobo

Luiz Bacceli

Luiz Baccelli interpretou Barata na novela. O ator enfrentou um câncer no rim e em 2013 não resistiu devido a uma parada cardíaca. Ele tinha 69 anos de idade. Baccelli também está no ar em A Favorita.

Luiz Baccelli em A Favorita
Luiz Baccelli

Suzana Faini

Em Caminho das Índias Suzana Faini deu vida a Virgínia. Além de atriz, foi também bailarina e esteve em dezenas de novelas célebres. A artista morreu recentemente, em abril de 2022, por complicações da doença de Parkinson. Seu último trabalho na TV foi na série Sob Pressão.

A atriz Suzana Faini
A atriz Suzana Faini

Selma Reis

Selma Reis viveu mãe de Hamia, papel de Fernanda Carvalho na novela do Viva. Natural de São Gonçalo, era também cantora e morreu em 2015, aos 55 anos de idade, em decorrência de um câncer cerebral.

Selma Reis
Selma Reis

Adílson Magalhães

Também conhecido como Adílson Maghá, o ator participou da novela como Bari Suris. Ele enfrentou o câncer de pulmão e de cérebro, mas veio a falecer em 2016, aos 68 anos de idade

Adílson Maghá
Adílson Maghá

Turíbio Ruiz

Turíbio Ruiz interpretou Baba em Caminho das Índias. O veterano começou sua carreira na década de 1950 e fez diversos trabalhos no cinema e na TV. Após a trama de Gloria Perez ele ainda esteve em Araguaia (2010). Faleceu em 2020 em decorrência de um AVC.

Turíbio Ruiz como Ruriá em Araguaia (Divulgação / Globo)
Turíbio Ruiz Divulgação Globo

Duda Ribeiro

Carioca da gema, Duda Ribeiro participou de Caminho das Índias como Miguel. O ator morreu em 2016 após perder a luta contra um câncer de fígado. Ele já estava escalado para a novela A Força do Querer, que viria ao ar em 2017.

Ator Duda Ribeiro morre aos 52 anos, após luta contra o câncer
Duda Ribeiro

Durante a novela, como faz parte da tradição das tramas de Gloria Perez, diversos artistas fizeram participações como eles mesmos. Entre tantos, estão Beth Carvalho e Elke Maravilha, que também já faleceram.

Confira também: Conheça a filha famosa e o marido do ator que faz Abel em Caminho das Índias

Leia outros textos desta colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade