depressão

Cedo demais: Atriz de Chocolate com Pimenta morreu após ser acusada de roubar estrela da Globo

Intérprete de Venúsia na novela de Walcyr Carrasco teve um triste fim de vida

Publicado em 11/02/2023

Lucy Mafra interpretou Venúsia, a empregada de Bárbara (Lilia Cabral) em Chocolate com Pimenta, atualmente reprisada nas tardes da Globo.

Nascida no Rio de Janeiro, a atriz começou sua carreira na TV na novela Água Viva, exibida na Globo em 1980, na qual interpretou uma enfermeira. Depois, ela compôs o elenco de diversas produções, como Baila Comigo, Partido Alto, De Corpo e Alma, Pátria Minha, A Próxima Vítima, Por Amor, entre outras.

A derrocada da vida profissional de Lucy Mafra, contudo, ocorreu após sua última novela, América, de 2005. Na história escrita por Gloria Perez, a veterana interpretou Claudete amiga de Islene (Paula Burlamaqui) e babá de Flor (Bruna Marquezine).

Lucy Mafra interpretou Venúsia em Chocolate com Pimenta
Lucy Mafra interpretou Venúsia em Chocolate com Pimenta

Atriz de Chocolate com Pimenta foi acusada

Lucy Mafra viu seu nome envolvido em uma grande polêmica enquanto estava atuando em América. A atriz foi acusada de ter furtado a carteira de Christiane Torloni, que interpretava Haydeé na novela global.

De acordo com a enteada de Lucy, Andrea Neves Schiavo Mafra, a acusação partiu de uma camareira da Globo.

“Ela [Lucy Mafra] tinha uma certa rixa com essa camareira [que a acusou de furto]. Neste dia que sumiu esse dinheiro da Christiane Torloni, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do da Torloni. Mas ela não pegou nada. E esse foi o motivo dela ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra e isso acabou com a carreira dela”, disse Andrea ao R7.

Mariana Ximenes e Christiane Torloni
Mariana Ximenes e Christiane Torloni em América

Não demorou muito para a história vazar pelos bastidores e chegar à alta cúpula da emissora. Logo em seguida a atriz foi demitida da Globo e incluída em uma lista de vetos. Quanto ao seu papel em América, foi esquecido completamente pela autora e deixou de existir.

Mais adiante, Lucy Mafra foi cotada para Joia Rara, premiada novela de Thelma Guedes que foi ao ar em 2013. A autora não sabia que o nome da atriz estava renegado na dramaturgia da casa e quando foi informada disso, declinou o convite.

A atriz Lucy Mafra
A atriz Lucy Mafra

Morte da atriz Lucy Mafra

Quando se viu sem oportunidades na TV após a grave acusação, Lucy Mafra se mudou com sua mãe para o município de Vassouras, no Rio de Janeiro. Com a morte da mãe, a atriz de Chocolate com Pimenta ficou sem ter onde morar e ainda recebeu o diagnóstico de depressão profunda.

Debilitada e com dificuldades para se locomover, ela precisou ser internada. No final de 2014 deu entrada ao Centro de Tratamento Intensivo, onde ficou por uma semana até morrer com falência múltipla de órgãos, pneumonia, insuficiência respiratória e neoplasia de pulmão. Lucy Mafra tinha apenas 60 anos de idade.

Lucy Mafra e a enteada Andréa
Lucy Mafra e a enteada Andréa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade