Trsite fim

Primeira atriz negra a ser protagonista de novela morreu vendendo doces na rua

Maria Isaura Bruno marcou história e interpretou o papel central da trama Direito de Nascer

Publicado em 02/03/2023

Maria Isaura Bruno, marcou história e foi a primeira atriz negra a ser protagonista de novela e interpretou o papel central da trama Direito de Nascer (1964), na Tupi. Na pele de Mamãe Dolores, foi indicada a vários prêmios.

Filha de Benedito Florindo Bruno e Benedita de Jesus, ficou órfã de pai aos três e de mãe aos onze anos de idade, indo morar com a avó até os dezesseis, quando esta também faleceu e Isaura foi expulsa de casa pelos tios, partindo para São Paulo e foi trabalhar de empregada doméstica. Ao engravidar sem ser casada, perdeu o emprego e passou a dormir em abrigos públicos. Por morar na rua, sua filha acabou morrendo de pneumonia. Mais tarde, Isaura adotou uma menina, Penha Maria.

Em 1948 e trabalhando na casa de um escritor, foi indicada para o filme Luar do Sertão, que procurava uma jovem negra. Assim começou sua carreira de atriz e os trabalhos foram surgindo. Em 1964, Isaura destacou-se como a primeira protagonista negra na novela O Direito de Nascer. Na época a imprensa notou que o elenco da novela chegava a receber centenas de cartas de fãs e não conseguia sair na rua sem ser cercado por pedidos de autógrafos. O sucesso foi tão grande, que Isaura foi convidada para viver o mesmo papel no México, no entanto, a carta que a convidava para isso, ficou perdida na correspondência e a atriz perdeu a chave de engatar uma carreira internacional. 

Os trabalhos continuaram por mais um tempo, mas com o espaço restrito para os negros, Isaura ficou sem convites, voltou a trabalhar de doméstica e passou a vender doces na Praça da Sé para sobreviver. 

Em maio de 1977, Isaura morreu de ataque cardíaco na rua, não foi reconhecida e chegou a ser confundida com moradora de rua. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos famosos e dos realities, acessando meu canal no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCjZmgeVcJ7O0ZUgCixqgGQA

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade