Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Comentário

Nos 70 anos da novela brasileira, documentário sobre Gilberto Braga é uma celebração

Série em três capítulos está disponível no Globoplay

Publicado em 21/12/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Novidade do Globoplay, o documentário em três episódios Gilberto Braga: Meu Nome é Novela é muito mais que uma merecida homenagem a um dos autores mais importantes da teledramaturgia brasileira. A produção é, também, uma celebração da própria novela, que completa 70 anos nesta terça-feira (21).

A série documental deixa bem evidente a ampla contribuição de Gilberto Braga à novela enquanto gênero televisivo. A visão arrojada e requintada do autor imprimiu ao telefolhetim elementos que tornaram a novela brasileira única. E tudo isso é bem explorado na produção.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O documentário não se prende à polêmicas pessoais, preferindo fazer um grande passeio pela obra audiovisual de Gilberto Braga. Com excelentes entrevistas de pessoas importantes na trajetória do dramaturgo, o programa desvenda os bastidores de tramas históricas, como Escrava Isaura, Dancin’ Days, Água Viva e a clássica Vale Tudo.

Outro trunfo do documentário é resgatar depoimentos do próprio Gilberto Braga, tornando-o o narrador de seu próprio trabalho. É interessante ouvi-lo analisar os problemas de Brilhante, ou os elogios às parcerias que estabeleceu com nomes como Janete Clair, Leonor Bàsseres e Ricardo Linhares. Gilberto é muito franco e honesto ao comentar seus trabalhos e tem opiniões muito particulares sobre cada um deles.

Alguns dos últimos trabalhos de Gilberto na TV, como Paraíso Tropical ou Insensato Coração, não estão entre os preferidos da crítica. Mas a reprise no Viva tem ressaltado as inúmeras qualidades da primeira, enquanto a segunda, de acordo com o próprio Gilberto, tem capítulos muito bem desenhados (e é verdade!). Enfim, para quem gosta de novela, Gilberto Braga: Meu Nome é Novela é um programa obrigatório!

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....