Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Clipping TV

Extinta há 23 anos, TV Manchete segue influenciando a televisão brasileira

A emissora de Adolpho Bloch deixou um legado reverenciado até hoje

Publicado em 02/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Foram apenas 16 anos de atividade, mas a TV Manchete deixou importantes marcas na televisão brasileira. Prova disso é que, atualmente, 23 anos depois de sua extinção, a emissora segue influenciando os canais abertos em atividade. Pantanal, na Globo, e Ana Raio e Zé Trovão, no SBT, provam isso.

Quando teve a proposta de Pantanal em sua mesa, no final da década de 1990, a Globo recuou, e a Manchete comprou a ideia, realizando a mais importante obra de sua história. A influência de Pantanal foi tanta que a Globo se rendeu à temática rural, trazendo de volta aos seus domínios Benedito Ruy Barbosa e apostando em Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996), outros grandes clássicos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Agora, o canal carioca refaz a mesma Pantanal que recusou há 30 anos. Com o remake, que vem fazendo considerável sucesso, a Globo reverencia a ousadia de sua concorrente de anos atrás, deixando claro que a Manchete deixou um legado imbatível.

Correndo por fora está o SBT que, vivendo a pior crise de sua história, pensa em recorrer à A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991) para tentar reverter a má fase. O canal de Silvio Santos já reprisou novela em 2010 e pode reapresentá-la novamente, na faixa da tarde.

De acordo com o colunista Rodrigo Ceribelli, do Observatório da TV, a trama protagonizada por Ingra Lyberato e Almir Sater pode ser uma das apostas para o início da tarde do SBT, junto com Carrossel e Uma Rosa com Amor. O canal ainda não confirma, mas só o fato de cogitarem trazer a novela de volta já prova o quanto a Manchete foi relevante.

Faísca e Espoleta

Donatella (Cláudia Raia) e Flora (Patrícia Pilar) em A Favorita (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo confirmou nesta segunda-feira (2) o retorno de A Favorita, que substitui O Clone no Vale a Pena Ver de Novo. Primeira trama de João Emanuel Carneiro no horário nobre da Globo, a novela de 2008 volta ao ar no dia 16 de maio. A rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), que formavam a dupla Faísca e Espoleta no passado, está no centro da trama.

Cult

A Favorita não é uma aposta a prova de erros. Na humilde opinião deste colunista, trata-se da melhor novela de João Emanuel Carneiro (desculpem, fãs de Avenida Brasil). No entanto, ela não é uma unanimidade. A Favorita tem fãs ardorosos e os anos a tornaram “cult”, mas não é exatamente uma trama de apelo popular. Seu desempenho no fim de tarde da Globo é uma incógnita. Tempo ao tempo.

Não deu

A troca do Bom Dia & Cia pelo Primeiro Impacto não trouxe melhora na média/dia do SBT. Em abril, considerando as 24 horas, a emissora de Silvio Santos marcou parcos 3,03 pontos de média, de acordo com dados do Kantar Ibope. É a pior média do mês de sua história.

Salvo

Falando em SBT, Casos de Família terá uma nova chance para não sair do ar. O programa de Christina Rocha terá uma leve alteração no formato, com a participação de famosos, e mudará de horário a partir do dia 16 de maio. Com isso, espera-se que o programa recupere parte do público perdido. A atração está na linha de tiro da direção do SBT por conta de seu baixo desempenho.

Modernista

O Prime Video lança no dia 5 de maio a série de animação brasileira Tarsilinha, personagem baseada na artista Tarsila do Amaral. Na série, Tarsilinha é uma menina de 8 anos que parte numa viagem para salvar a memória da sua mãe. Para fazê-lo, deve encontrar as lembranças que a sua mãe guarda na sua caixa de memórias, roubada por uma lagarta de um mundo fantástico. Alice Barion, Ando Camargo e Marisa Orth estão no elenco de vozes, com direção de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.

Chaves e Chapolin de volta!

Chapolin

Ainda não será desta vez que as clássicas séries Chaves e Chapolin voltarão ao ar! Mas suas versões animadas ganham novos episódios no Prime Video. A plataforma da Amazon disponibiliza a sétima temporada de Chaves em Desenho Animado, e a temporada três de O Chapolin Colorado. As duas produções trazem novas histórias da criação de Roberto Gomez Bolaños.

Em Clipping TV, a coluna André Santana promove um sobrevoo sobre as principais notícias do dia no universo televisivo.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....