TBT da TV

Os 30 anos de Pantanal são o assunto da semana

Novela de Benedito Ruy Barbosa fez história na extinta Rede Manchete

Publicado em 13/08/2020

Depois de quase 20 anos escrevendo para a TV Globo, com uma breve passagem de cerca de dois anos na Rede Bandeirantes, Benedito Ruy Barbosa estreou em 1990 na Rede Manchete um projeto audacioso, mas que compensou todos os riscos: a novela Pantanal.

Projeto acalentado pelo autor desde o começo dos anos 1980, Pantanal levou Benedito de volta à faixa nobre da teledramaturgia brasileira, após anos como “a base da pirâmide”, como definido por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de Operações da TV Globo, em relação ao horário das 18h.

Na TV Tupi, por exemplo, Benedito havia escrito para a faixa das 20h dois sucessos entre 1966 e 1967, estrelados por Sérgio Cardoso e Rosamaria Murtinho: Somos Todos Irmãos e O Anjo e o Vagabundo. Às 18h na Globo veio uma série de sucessos, entre os quais Cabocla (1979), Paraíso (1982) e Sinhá-Moça (1986).

Por diversos motivos, Pantanal marcou época na televisão brasileira. A mescla de uma narrativa envolvente, com toques de realismo mágico e erotismo, trilha sonora bem escolhida e um show de imagens da região do Mato Grosso levou a Manchete a índices de audiência nunca mais repetidos por suas novelas. Confira o TBT da TV desta semana:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade