Globo

Remakes de Pantanal e Renascer escancaram um grave problema na Globo

Próxima novela das nove estreia dia 22 de janeiro

Publicado em 27/12/2023

novela Renascer estreia no próximo dia 22 de janeiro na tela da Globo no horário das nove substituindo Terra e Paixão. A história está sendo adaptada por Bruno Luperi, que é neto de Benedito Ruy Barbosa e foi o autor da primeira versão. Bruno foi o responsável em adaptar Pantanal, que foi outro sucesso do avô e teve seu remake exibido pela Globo no ano passado.

Em um curto período de tempo a Globo fez dois remakes Pantanal e Renascer. Em 2022 produziu Pantanal, que foi um dos maiores sucessos da carreira de Benedito Ruy Barbosa e foi exibida pela primeira vez pela Rede Manchete. Agora em 2024 a Globo vai levar ao ar mais um sucesso do novelista, que vai ser o remake de Renascer.

A produção de dois remakes do mesmo autor para o principal horário de novelas da Globo e em um curto período de tempo tem um motivo, que é a falta de novos autores com a temática rural. Benedito Ruy Barbosa tinha como marca produzir histórias que abordavam o universo rural. Embora ao longo dos anos outros novelistas até tentaram produzir novelas com essa temática não tiveram a genialidade de Benedito. O novelista sabe abordar o tema com profundidade, mexer nas feridas que o universo rural têm e claro tem uma sensibilidade muito grande para falar sobre o tema que nenhum outro novelista possui.

Ao longo dos últimos anos a Globo lançou diversos outros autores da nova geração, porém nenhum deles têm a característica de contar histórias rurais. Esse é um deficit que a Globo possui que dificilmente vai conseguir corrigir. Embora Bruno Luperi seja o sucessor do avô na dramaturgia, não conseguiu até hoje emplacar uma história rural inédita de sucesso na TV. O que ele tem feito é reescrever histórias que foram criadas pelo avô.

Em Terra e Paixão, Walcyr Carrasco até tentou criar uma nova versão de Pantanal que se passa no Mato Grosso do Sul, mas passou longe de acertar e pode-se dizer que a história têm mais erros do que acertos e a temática rural fica em segundo plano.

SIGA ESTE COLUNISTA NO  INSTAGRAM

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade