O Bem-Amado dá a chance de conhecer um Carlos Eduardo Dolabella para além do ‘Tigrão’ de Por Amor

Falecido em 2003, ator vive o jornalista Neco Pedreira na novela de Dias Gomes que chegou ao Globoplay

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os telespectadores mais jovens provavelmente o conhecem como Arnaldo de Barros Motta, marido de Branca (Susana Vieira) e ‘Tigrão’ de Isabel (Cássia Kiss) em Por Amor, novela de Manoel Carlos reapresentada quatro vezes desde sua exibição original, em 1997/98. Mas Carlos Eduardo Dolabella como ator foi bem mais do que o tipo milionário meio safado.

Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, o ator falava cinco idiomas e chegara a formar-se em Relações Públicas na Suíça e trabalhar em empresas de sua família antes de ingressar na carreira artística. No ano de 1965, Dolabella estreara profissionalmente no teatro, ao lado de Tônia Carrero em A Dama do Maxim’s, e na televisão, na novela Coração, da TV Rio.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de uma passagem pela TV Tupi ele ingressaria na TV Globo, na qual ao longo de quase 20 anos emendou uma série de trabalhos de sucesso, como Irmãos Coragem (1970/71), Selva de Pedra (1972/72), O Espigão (1974), Água Viva (1980), Amor com Amor se Paga (1984) e O Bem-Amado.

Na novela de 1973, escrita por Dias Gomes e que no último dia 15 de fevereiro chegara ao catálogo do Globoplay, e na série exibida entre 1980 e 1984, o ator viveu o jornalista Neco Pedreira, dono do jornal de Sucupira, ‘A Trombeta’, e opositor do prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo). Um dos muitos personagens que foram além dos tipos como Arnaldo ‘Tigrão’.

Entre as décadas de 1980 e 2000, até morrer, em 2003, aos 65 anos, Carlos Eduardo Dolabella teve também participações em produções exibidas pelas TVs Manchete e Band, como Kananga do Japão (1989/90) e O Campeão (1996). Relembre a carreira do ator no In Memoriam desta semana. Confira o vídeo aqui no Observatório da TV!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio