
É verdade que a urina alivia a dor causada por picada de água-viva? Bom, quem foi educado assistindo à série Friends (1994-2004, HBO Max) pode acreditar que sim. Essa ideia, contudo, não passa de lenda, segundo o toxicólogo Cyrus Rangan, especialista há mais de 20 anos trabalhando na área. Ele comentou a cena clássica da comédia, parte do primeiro episódio da quarta temporada, em entrevista ao site Insider.
Veja também:
Intitulado de Aquele com a Água-Viva, o capítulo de Friends mostra Monica (Courteney Cox), Joey (Matt LeBlanc) e Chandler (Matthew Perry) em uma praia nova-iorquina. Do nada, Monica começa a sentir muita dor na perna direita após ser picada por uma água viva. Ela fica desesperada, gemendo de dor a ponto de quase desmaiar. Então, Joey apresenta a solução para aliviar o sofrimento: “você tem que urinar [na ferida].”
Cyrus Rangan deu crédito a Friends. “Eles acertaram por mostrar que a água-viva pica [ela tem tipo de um ferrão] e causa dor imediata, que pode ser severa para muitas pessoas”, atestou o médico. “Eles falharam na questão do tratamento.”
“É uma lenda de longa data a ideia de que você deve urinar em um ferimento de água viva”, explicou o toxicólogo. “Não há qualquer argumento científico que aponte a urina como tal antídoto.”
O que deveria ter sido feito?
Segundo Rangan, o que deveria ter sido feito era simplesmente usar a água do mar para lavar o lugar da lesão, tirando os restos dos tentáculos da água-viva cravados na pele.
“A urina tem o potencial de conseguir provocar o mesmo resultado [da água salgada do mar]”, disse o doutor. “Mas é melhor usar a água do mar do que urinar em si mesmo”, orientou, usando a sensatez. “Dependendo da urina, se estiver muito diluída, pode causar ainda mais dor”, alertou.
Nessa participação especial, Cyrus Rangan avaliou a veracidade de cenas de envenenamento em várias séries e filmes, dando nota de 0 a 10 pela autenticidade. No caso de Friends, a nota foi um aceitável 6, pois “não é um bom exemplo do que deve ser feito depois [da picada].”
Em Friends, Joey e Ross (David Schwimmer) viram um documentário no Discovery Channel no qual foi mostrado a urina como antídoto contra água-viva, então tomaram aquilo por verdade. ⬩