TV DOS EUA

The Good Doctor termina 2021 com mais audiência do que Grey’s Anatomy

Drama médico liderado por Freddie Highmore é série a mais vista da rede ABC

Publicado em 30/12/2021

A 18ª temporada de Grey’s Anatomy, além de ter sido marcada pelo episódio menos visto da história da série, acumula um novo revés. O drama médico protagonizado por Ellen Pompeo termina 2021 atrás de The Good Doctor na tabela de audiência da rede americana ABC. Isso enquanto se discute a renovação ou o cancelamento da atração veterana, no ar desde 2005.

Números da Nielsen, o ibope americano, divulgados pelo site TVLine, mostram The Good Doctor como a série líder de audiência da ABC nos últimos quatro meses do ano (fall season). A quinta temporada da produção médica estrelada por Freddie Highmore registrou média de 7,27 milhões de telespectadores (“ao vivo” + sete dias gravados). 

Grey’s Anatomy aparece na segunda colocação na rede ABC, com média de 6,67 milhões de telespectadores. A série tem como carta na manga contra essas adversidades as análises dos números de audiência por outros pontos de vista. 

Um dado positivo é que Grey’s Anatomy está próximo do topo de toda a TV aberta dos Estados Unidos no quesito público adulto, de 18 a 49 anos, faixa preferencial do mercado publicitário. A audiência nesse recorte é similar à de This Is Us e Chicago Fire, ambas da NBC.

Na equação para renovar ou não Grey’s Anatomy, os mais diversos números de audiência serão fatores importantes (mas não decisivos). Em uma circunstância diferente, se fosse uma série de outro nome em uma queda vertiginosa parecida, a ABC teria abandonado o barco faz tempo.

A emissora da Disney tem de considerar um aspecto de posicionamento de marca. A principal grife da rede só perde público com o passar dos anos. E The Good Doctor, a líder em audiência dentro de casa, é apenas o 16º drama mais assistido em toda a TV aberta americana; só a CBS tem sete dramas à frente de The Good Doctor.

Ou a ABC insiste em Grey’s Anatomy, acreditando no peso da série lendária, ou abre um espaço na quinta-feira à noite para uma nova atração, visando ser de fato competitiva com a concorrência.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade