FLOP

Série sobre a cultura woke é cancelada após duas temporadas

Comédia baseada em uma história real, Woke penou para conquistar engajamento

Publicado em 25/06/2022

A plataforma americana Hulu, da Disney, cancelou a série Woke após duas temporadas. Inédita no Brasil, a comédia surgiu para tratar com leveza e humor a cultura woke, calcada no movimento negro dos Estados Unidos. A trama, baseada em uma história real, aborda a jornada do cartunista Keef (Lamorne Morris), vítima de violência policial.

Keef é inspirado em Keith Knight, artista premiado nos EUA. Em um belo dia no qual tudo estava indo bem, Keef passou por uma experiência que mudou o jeito de enxergar o mundo, algo que será refletido em seus desenhos dali em diante: ele foi jogado no chão e algemado, no meio da rua, por policiais que o confundiram com um ladrão.

Até então, Keef tinha uma linha de trabalho mais boba, leve e despretensiosa. O evento dramático lhe deu traumas, como ter alucinações, vendo objetos animados por toda a parte. Aos poucos, o cartunista começou a apresentar temas mais politizados nos desenhos, tipo política, questões sociais e raciais.

Em um todo, a comédia é boa e relevante. Porém, o nome Woke afastou muita gente da série, isso em um país tão polarizado politicamente como os EUA. Mesmo quem possui uma visão mais à esquerda concordou que o título da atração, que remete à um pensamento totalmente ligado a um movimento contemporâneo revolucionário, afastou o público.

E não há série que sobreviva sem audiência. Lançada em plena pandemia de Covid-19, Woke também sofreu com diversas paralisações nas gravações dos episódios, com surtos ocorrendo entre os trabalhadores e atores da produção. 

No final das contas, Woke rendeu muito pouco, passou longe de ser destaque em Hollywood, não ganhou espaço na mídia e nem teve repercussão perante o público. Sem mudar nada na trama, talvez com outro título, a série poderia ter uma performance melhor. ⬩

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade