Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
ANÁLISE

Além da TV, Sex Education cumpre missão com cupcake de ppk e site didático

Drama teen da Netflix dá aula de educação sexual não só nos episódios, mas com cupcakes também

Publicado em 29/09/2021
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Com receita de cupcake de ppk e site ilustrativo sobre vulvas, Sex Education cumpre a missão estampada no título e dá aula de educação sexual que vai além do que a série mostra, sendo um exemplo nítido de uma produção transmídia, não restrita a apenas uma única forma de comunicação.

O drama teen da Netflix foi sábio ao explorar um aspecto da narrativa, a descoberta da estudante Aimee Gibbs (Aimee Lou Wood) sobre “toda pepeca ser linda, única e merece ser valorizada”. A produção britânica pegou o que a personagem fez na atração, os cupcakes com imitações de vários tipos de vaginas, e trouxe aquilo para a experiência da vida real.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Cupcakes de ppk que Aimee fez na série Sex Education (Reprodução/Netflix)

Sex Education e a receita do cupcake de ppk

Em parceria com o aplicativo de entrega iFood, a Netflix disponibilizou um número restrito de cupcakes de ppk de verdade, esgotados em questão de minutos. Essa só foi uma das ações relacionadas ao bolinho delicioso.

Três receitas da sobremesa podem ser consultadas no site Toda Ppk É Linda. Seguindo os passos ali relatados, dá para encarnar um confeiteiro participante de um reality show e se arriscar na preparação dos cupcakes.

Os ingredientes são simples e de fácil obtenção, como manteiga, farinha de trigo, fermento, açúcar, entre outros. As opções sugeridas são: Tcheca de Laranja, Xana de Café & Canela e Larissinha de Chocolate.

Fora as instruções no site, há também um vídeo (veja abaixo) que ensina como fazer os bolinhos do zero. E são mostrados macetes de como moldar os toppings, que é o grande atrativo dos cupcakes de Sex Education.

Galeria de vulvas

De um jeito divertido e original, a série teen da Netflix insere na sociedade, mas principalmente no meio do público-alvo (os adolescentes), a normalização de se falar da educação sexual de um jeito fora do padrão e instrutivo, de fato.

A sacada dos cupcakes está de mãos dadas com outra seção do site Toda Ppk É Linda, que é a galeria de vulvas. Ali, se expande a parte do enredo da terceira temporada protagonizado por Aimee.

Essa página do site destaca que “assim como a Aimee (personagem de Sex Education), muitas mulheres não conhecem bem o seu corpo e vivem mil inseguranças“. Foi colocada ali várias ilustrações de vulvas verdadeiras, ao lado de depoimentos dados por pessoas reais. É um serviço que ajuda também os homens a entender essa parte do corpo feminino.

A investida transmídia de Sex Education mostrou-se brilhante, fazendo com que a mensagem da série não ficasse limitada aos episódios disponíveis na Netflix. As ações precisas atingiram pessoas que nunca tinham ouvido falar da trama, mas foram impactadas com o recado que ela propôs passar. E deu (muito) certo.


Siga o Observatório de Séries nas redes sociais:

Facebook: ObservatorioSeries

Twitter: @obsdeseries

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....