POSICIONAMENTO

HBO defende série sobre os Lakers e ignora pedido de lenda do basquete

Lakers: Hora de Vencer é hit na TV, mas causa dor de cabeça nos bastidores

Publicado em 26/04/2022

A HBO respondeu nesta terça-feira (26) aos ataques recebidos de ex-jogadores da NBA sobre a série Lakers: Hora de Vencer. O canal premium não titubeou e defendeu o drama, deixando claro que a produção não é um documentário. De tabela, não houve qualquer pedido de desculpa direcionado à Jerry West, lenda do basquete que criticou a forma como é apresentado na atração, na pele do ator Jason Clarke: temperamental ao extremo, raivoso, boca suja e agressivo.

“Existe uma longa história na HBO de produção de conteúdo atraente extraído de fatos e eventos reais que são ficcionalizados, em parte, para fins dramáticos”, disse o canal em comunicado enviado à imprensa.

Lakers: Hora de Vencer não é um documentário e nunca foi apresentado como tal. No entanto, a série e as representações dela são baseadas em extensa pesquisa factual, contando ainda com fontes confiáveis”, continuou a nota. 

“A HBO apoia, absolutamente, nossos talentosos criadores e elenco que trouxeram para a tela a dramatização desse capítulo épico da história do basquete.”

Elenco da série Lakers: Hora de Vencer
Elenco da série Lakers Hora de Vencer

Polêmicas cercam Lakers: Hora de Vencer

Com roteiro baseado no livro Showtime: Magic, Kareem, Riley, and the Los Angeles Lakers Dynasty of the 1980s, a série Lakers: Hora de Vencer conta a história da dinastia do time de basquete Los Angeles Lakers durante os anos 1980, responsável por revitalizar a cara da NBA e exportar o basquete jogado nos Estados Unidos para todo o mundo.

Bem avaliada pela crítica e com chances de beliscar indicações no Emmy, o drama desagradou muitos ex-jogadores dos Lakers. Nenhum atleta participou do processo criativo da trama. Nomes do nível de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, figuras centrais dentro do enredo, detonaram a série.

No caso de Jerry West, advogados dele mandaram uma carta para a HBO pedindo uma retratação oficial do canal. Segundo eles, o personagem criado na atração é “um ataque malicioso e sem base.”

“Lakers: Hora de Vencer encena de maneira falsa e cruel um Jerry West descontrolável e alcoólatra”, apontou a carta. “Isso não tem qualquer semelhança com a pessoa real e tem causado sofrimento em West e na família dele.”

Lembrando que a série soltou um aviso na tela para esclarecer uma coisa: “Essa é uma dramatização de certos eventos e fatos. Alguns dos nomes foram modificados. E alguns eventos e personagens ganharam histórias fictícias com objetivo de dramatização.”

Lakers: Hora de Vencer está renovada para a segunda temporada. ⬩

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade