Os Dez Mandamentos

Moisés confronta Ramsés após ameaça de morte: “Muito medo”

O profeta é firme ao ser confrontado pelo vilão

Publicado em 10/04/2023

Ramsés (Sergio Marone) dirá para Moisés (Guilherme Winter) que se ele não parar com as ameaças das pragas, será morto em Os Dez Mandamentos. “Mesmo que me matasse, não mudaria nada. Você precisa entender que o que está acontecendo não depende de mim. Se não fosse eu, teria outro em meu lugar”, apontará o mocinho.

“Que seja outro então para que eu possa matar sem que morra algo dentro de mim”, rebaterá o vilão. “Não acha que eu também desejaria estar enfrentando outro rei que não fosse meu amigo, meu irmão?”, destacará o marido de Zípora.

“Então porque estamos aqui? Por que não acabamos logo com isso?”, questionará o crápula. “O que está acontecendo é algo muito maior do que eu e você. Eu tentei rejeitar essa tarefa, fiquei com medo, não me julgava capaz. Tudo que aconteceu na minha vida me trouxe até esse momento e não tem como voltar atrás. Não se trata da vida de um homem ou de qualquer outra pessoa, mas de todo um povo”, apontará Moisés.

“De escravos”, debochará Ramsés. “Eu sei que você cresceu aprendendo a odiar os hebreus, achando que são inferiores. Mas olhe para mim, eu sou hebreu, sem fui, e mesmo assim você sempre me teve como irmão”, avaliará o mocinho.

“Um irmão que me traiu e que depois de todos esses anos, voltou para me enfrentar”, dirá o malvado. “Os hebreus também tem sonhos, sentimentos. Queremos viver nas nossas terras, crias os nossos filhos, sermos livres, construirmos uma nação forte”, garantirá o profeta. “Nação? Tudo que são capazes é de empilhar tijolos sob a ameaça de um chicote. Nem saberiam o que fazer se fossem livres”, ironizará Ramsés.

“Acho que você que não saberia governar sem escravos, não é isso?”, disparará Moisés. “Não estamos mais falando de três dias no deserto. O que você quer é libertar os escravos?”, perguntará o soberano. “Seremos livres e não importa o que você faça para tentar impedir”, insistirá o mocinho.

“Vai embora daqui, some daqui!”, berrará o vilão. “Pense bem. Só depende de você evitar o sofrimento do seu povo. Se não mudar de ideia, as pragas virão”, ameaçará Ramsés. “Eu não tenho medo das duas ameaças”, confrontará o homem. “Mas eu tenho muito medo do que a sua teimosia vai causar aos egípcios”, concluirá Moisés.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade