UOL - O melhor conteúdo

Veja 9 personagens de novelas inspirados em pessoas reais

Publicado em 15/08/2017

Na última semana surgiram na web notícias de que a autora de A Força do Querer, Gloria Perez iria se inspirar num caso real para criar a nova trama envolvendo Irene, vilã interpretada por Débora Falabella na novela das 21h. A personagem poderá adotar uma criança para fingir para a família Garcia que trata-se de seu filho com Eugênio (Dan Stulbach). Na teledramaturgia nacional temos outros personagens e enredos que foram inspirados em casos reais. Relembre alguns:

Leia também: Mulher desmaia com resultado de DNA no Casos de Família

Nazaré em Senhora do Destino
Nazaré em Senhora do Destino (Reprodução/Globo)

Nazaré Tedesco

Nazaré (Renata Sorrah), a amada vilã da novela Senhora do Destino foi inspirada no caso de Vilma Martins Costa, enfermeira condenada por raptar o recém-nascido Pedro Rosalino Braule Pinto em 1986 da maternidade onde trabalhava, registrá-lo e criá-lo como seu filho legítimo. Na trama da novela, Nazaré rapta Lindalva ainda bebê do colo da mãe, a imigrante Maria do Carmo (Susana Vieira), e a cria com o nome de Isabel (Carolina Dieckmann).

Paulo Betti em Império
Téo Pereira (Paulo Betti) em Império (Divulgação)

Théo Pereira

O afetado jornalista de celebridades da novela Império, teria sido inspirado em famosos fofoqueiros dos meios televisivo e impresso, como Leão Lobo e Léo Dias, este último ainda ajudou o ator Paulo Betti, intérprete do personagem em seu laboratório.

Jéssica Barbosa e Elina de Souza
Neidinha (Jéssica Barbosa e Elina de Souza) nas 3 fases de Em Família (Divulgação/ TV Globo)

Neidinha

Na novela Em Família, o autor Manoel Carlos usou um caso real para compor sua personagem Neidinha (Jessica Barbosa/ Elina de Souza), moça que foi vítima de um estupro, caso que deixou sequelas em sua personalidade e autoestima. Em 2013, uma turista americana embarcou numa van em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e foi estuprada por três homens armados. Seu namorado, que estava na van, foi agredido fisicamente, ameaçado com armas de fogo e obrigado a assistir à cena.

Regina Duarte
Helena (Regina Duarte) em Por Amor (Divulgação/ TV Globo)

Helena

Ao escrever a novela Por Amor, o autor Manoel Carlos recebeu inúmeras críticas de telespectadores que acharam absurda e irreal a troca dos bebês de Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte). O novelista revelou que até Regina Duarte o telefonou preocupada se aquilo realmente deveria ir ao ar. Maneco buscou inspiração no mundo real para contar sua história: Segundo ele, o caso aconteceu em 1992 no interior do Ceará, onde mãe e filha deram à luz no mesmo dia, e a mãe trocou seu bebê com a filha ao perceber que o neto havia nascido morto.

Gerusa (Giovanna Grigio) e Osório (Arthur Aguiar)
Gerusa (Giovanna Grigio) e Osório (Arthur Aguiar)

Gerusa

Em Êta Mundo Bom, a personagem Gerusa (Giovanna Grigio) foi inspirada numa vizinha do autor, Walcyr Carrasco. Na novela a jovem descobriu um câncer, e devido a não eficácia do tratamento acabou falecendo pouco tempo depois.

Carol Duarte e Tarso Brant
Ivana (Carol Duarte) e Tereza (Tarso Brant), de A Força do Querer (Maurício Fidalgo/ TV Globo)

Ivana

Em A Força do Querer, Gloria Perez buscou inspiração em Tarso Brant para compor a história da personagem Ivana (Carol Duarte), transexual masculino em descoberta. O modelo e ator mineiro prestou consultoria para a novelista contando exatamente como se sentia em relação a seu corpo, e como foi seu processo de transição.

Emílio Dantas e Jonathan Azevedo
Rubinho (Emílio Dantas) e Sabiá (Jonathan Azevedo) em A Força do Querer (Divulgação/ TV Globo)

Rubinho e Sabiá

Rubinho, personagem de Emílio Dantas em A Força do Querer foi livremente inspirado em Saulo de Sá Silva, considerado o Barão do Pó na favela da Rocinha. Quando preso em 2008, o rapaz já havia fugido da prisão três anos antes, e continuava mesmo detido comandando o comércio de cocaína na favela. Tendo presenciado a morte do amigo, o traficante Bem-Te-Vi, que na novela se transformou em Sabiá (Jonathan Azevedo), ele se mudou para Maragogi, no Alagoas antes de ser capturado.

Alexandre Nero
José Alfredo (Alexandre Nero) em Império (Divulgação/ TV Globo)

José Alfredo

Na novela Império, o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) construiu fortuna com a extração de diamantes. Já o homem que o inspirou segundo notícias veiculadas em 2014, é o comendador português José Berardo, que diferente do personagem da trama, sempre trabalhou com exportação de ouro. A característica semelhante entre ambos se dá pela fixação por roupas pretas.

Juliana Paes
Bibi (Juliana Paes) em A Força do Querer (Reprodução)

Bibi Perigosa

Bibi (Juliana Paes), é a esposa de Rubinho em A Força do Querer. A ex-estudante de direito apostou todas as suas fichas no marido, e acredita que deve apoiá-lo em qualquer situação. Envolvida em crimes como associação ao tráfico, ela foi inspirada em Fabiana Escobar, casada com Saulo de Sá Silva e considerada a baronesa do pó. Atualmente, Fabiana mora no interior de São Paulo e não tem mais contato com o ex-marido.

Sair da versão mobile