Veja 10 personagens LGBT que foram sucesso na dramaturgia brasileira

Personagens LGBTQIA+ estão cada vez mais presentes na dramaturgia

Publicado há 2 meses
Por Redação
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Neste domingo (14) seria o dia da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, mas por conta da pandemia do Coronavírus o evento foi adiado. O Brasil é um enorme país e ainda muito preconceituoso, onde mais se mata travestis e transexuais no mundo, e onde mais se matam LGBT’s nas Américas, sendo 1 morte a cada 25 horas de acordo com relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA).

Os personagens LGBT, como Crô de Fina Estampa, que atualmente está no ar em reprise, estão inseridos em nossa teledramaturgia há muito tempo, tendo ganhado destaque nos últimos anos e saído da verve cômica, afinal orientação sexual não é motivo de piada.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Confira abaixo uma lista com os mais lembrados personagens LGBT da TV:

Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação/ TV Globo)

Clara

Estudante do colégio Era, em Mulheres Apaixonadas, a jovem Clara (Alinne Moraes) vivia colada em sua melhor amiga Rafaela (Paula Picarelli). As duas chamavam a atenção de outras alunas e geravam desconfiança na escola. O envolvimento entre elas foi confirmado no final da novela, com direito a um discreto selinho onde uma delas estava vestida como homem, numa recriação da peça Romeu e Julieta.

Junior e Zeca em América (Divulgação/ TV Globo)

Junior

Tal qual Ivana (Carol Duarte), de A Força do Querer, Junior (Bruno Gagliasso) de América demorou a conseguir compreender a si próprio. Ele demonstrava carinho, mas não desejo por sua namorada Kerry (Marisol Ribeiro). Pressionado pela mãe, Neuta (Eliane Giardini) a seguir os passos do pai como mulherengo, e fazendeiro de sucesso, ele tinha o conflito com sua orientação homossexual, se apaixonando posteriormente pelo peão Zeca (Erom Cordeiro).

Ramona (Claudia Raia) em As Filhas das Mãe (Divulgação/ TV Globo)

Ramona

Considerada a primeira transexual declarada em uma novela, Ramona (Claudia Raia), de As Filhas da Mãe, era Ramon, filho de de Lulu de Luxemburgo (Fernanda Montenegro) que perseguiu o sonho de ser estilista, e migrou para a França em busca de estudo e qualificação profissional, voltando ao Brasil transformada, exibindo os documentos de sua mudança de sexo feita na Suíça.  Chamou a atenção por sua beleza, sobretudo de Leonardo Brandão (Alexandre Borges), que mesmo apaixonado, não conseguia aceitar o fato dela já ter estado num corpo masculino anteriormente.

Bruno (João Vitor Silva) de Verdades Secretas (Divulgação/ TV Globo)

Bruno

Filho de Alex (Rodrigo Lombardi) e Pia (Guilhermina Guinle), Bruno (João Vitor Silva) era o adolescente exemplar, tanto em seu comportamento como academicamente em Verdades Secretas. Bom filho, ele foi incentivado pelo pai a perder a virgindade com uma garota de programa, mas se mostrou bissexual ao viver um rápido romance com o traficante Sam (Felipe Carolis).

Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) em Babilônia (Divulgação/ TV Globo)

Teresa e Estela

Teresa (Fernanda Montenegro) era a íntegra advogada casada com Estela (Nathália Timberg) em Babilônia. Juntas há mais de 30 anos, elas demonstravam parceria e cumplicidade mesmo em assuntos que discordavam, como por exemplo, a forma como Beatriz (Gloria Pires), filha de Estela, se portava diante das adversidades pelas quais passava.

Xana (Aílton Graça) em Império (Divulgação/ TV Globo)

Xana Summer

Xana (Aílton Graça) era a dona de um salão de beleza, e de uma pensão em Império. Melhor amiga de Naná (Viviane Araújo), era chefe da manicure, e nutria secretamente uma paixão pela moça. Xana, que escolheu seu nome devido à cantora Donna Summer, confessou a Naná que era crossdresser, e gostava de vestir-se como mulher mesmo não sendo transsexual.

Roni (Leonardo Miggiorin) e Natalie (Deborah Secco) em Insensato Coração (Divulgação/ TV Globo)

Roni

Roni (Leonardo Miggiorin) era o melhor amigo de Natalie (Deborah Secco) em Insensato Coração. O rapaz que trabalhava como assessor de imprensa da ex participante de reality show estava sempre envolvido em confusões para fazer dela uma estrela com notoriedade na mídia.

Sidney (Daniel Dantas) em Cheias de Charme (Divulgação/ TV Globo)

Sidney

De tão discreto, o público só teve conhecimento sobre a homossexualidade de Sidney (Daniel Dantas) nos últimos capítulos de Cheias de Charme, onde ele revelou que havia adotado Rosário (Leandra Leal) com seu companheiro já falecido.

Cássio (Marco Pigossi) em Caras & Bocas (Divulgação/ TV Globo)

Cássio

Cássio (Marco Pigossi) era um dos personagens mais populares de Caras & Bocas, e seu bordão “To rosa chiclete” caiu na boca dos telespectadores. O divertido homossexual que trabalhava na galeria de arte gerida por Dafne (Flávia Alessandra), tinha uma relação com Léa (Maria Zilda Bethlem), que era apaixonada por ele, mas passa a amar de verdade ao conhecer André (Ricardo Duque).

Félix (Mateus Solano) e Nikos (Thiago Fragoso) em Amor à Vida (Divulgação/ TV Globo)

Félix

O divertido vilão de Amor à Vida roubou a cena. Pertencente a uma rica e tradicional família paulistana, o rapaz casou-se, teve um filho, mas não tinha desejo sexual por mulheres, mantendo casos extraconjugais com outros homens. Ao passar a viver de forma humilde, ele teve contato com sua família biológica, e encontrou o amor nos braços de Nikos (Thiago Fragoso).

Menções honrosas: Gledson, Wesley, Zelito (A Lei do Amor), Duda, Úrsula (A Regra do Jogo), Jaiminho (Rock Story), Visky, Maurice (Verdades Secretas), Ivan, Sergio (Babilônia), Claudio, Léo, Téo Pereira (Império), Clara, Marina (Em Família), Niko, Erom (Amor à vida), Miss Pirangi (Gabriela), Roni (Avenida Brasil), Anderson (Cheias de Charme), Rafa (Malhação 2012) Crô (Fina Estampa), Marcela, Marina, Marta (Amor e Revolução), Filipe, Henri (O Astro), Eduardo, Hugo, Nelson, Aracy, Xicão (Insensato Coração), Sid (Caras e Bocas), Danilinho (Caminhos do Coração), Benny, Jurandir, Brenda, Cintia (Queridos Amigos), Marcelo e Rubinho (Páginas da Vida), Betão (Beleza Pura), Bernardinho (Duas Caras), Estela (A Favorita), Rodrigo, Tiago, Hugo (Paraíso Tropical), Ubiracy, Eleonora, Jennifer (Senhora do Destino), Rebeca, Karen, Gigi (Belíssima), Deyse (Toma Lá Dá Cá), Letícia (Engraçadinha), Uálber (Suave Veneno), Sandrinho, Jeferson (A próxima Vítima), Benny (Anjo Mau), Marcão, Tamanco (Pé Na Cova), Sarita Vitti (Explode Coração), Brigite (Uga Uga), Rafaela (Mulheres Apaixonadas), Raffaela, Leila (Torre de Babel).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais