Novidade

Um Olhar sobre o Centro: Jornal Hoje estreia nova série no primeiro dia de 2024

Reportagens vão passar pelas cidades de Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo

Publicado em 30/12/2023

Para mostrar como está o ‘coração’ de algumas das maiores capitais do país atualmente, o Jornal Hoje exibe diariamente na tela da Globo, a partir da próxima segunda-feira (1º), a série Um Olhar sobre o Centro.

As cinco reportagens vão contar a história das regiões centrais do Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. Até pouco tempo, esses centros eram sinônimo de trabalho, riqueza, prosperidade, além de serem referência da bela arquitetura e oferta cultural.

Hoje, apesar de contarem com boa infraestrutura de transportes e serem procurados para o lazer de parte da população, muitos sofrem consequências da violência urbana, do esvaziamento do comércio e de prédios abandonados.

O repórter Danilo Vieira conduz a reportagem do Rio de Janeiro e conta como percebeu que esses problemas variam de região para região.

Sou um apaixonado pelo centro do Rio e acompanho, há algum tempo, a crise na cidade. Mas vimos que esse esvaziamento é um fenômeno nacional. Como São Paulo, por exemplo, que tem sofrido com a violência, a ocupação dos espaços e agora com a migração da Cracolândia para próximo da Estação da Luz. São problemas específicos em cada cidade“, conta ele.

O centro do Rio de Janeiro é retratado por Danilo Gentil na primeira reportagem. Em seguida, é a vez da cidade de Recife, conduzida pela repórter Beatriz Castro; Belo Horizonte, por Viviane Possato; Salvador, com Mauro Anchieta; e São Paulo, com Fernanda Elnour.

Um Olhar sobre o Centro ouve urbanistas, economistas, historiadores, comerciantes, moradores e quem trabalhou ou ainda trabalha nessas regiões.

As reportagens mostram os desafios, as iniciativas da sociedade e das prefeituras para revitalização desses espaços, o enfrentamento aos problemas sociais, de saúde e de segurança. A série vai ao ar no Jornal Hoje entre os dias 1º e 5 de janeiro de 2024.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade