SAIBA MAIS!

TV Cultura prepara programação Especial de Consciência Negra com Margareth Menezes, Rael, Clayton Nascimento e outros

Emissora apresenta atrações que celebram e refletem sobre a data, a partir desta sexta-feira (17)

Publicado em 14/11/2023

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a TV Cultura exibe uma programação especial dedicada à data. Entre as atrações estão a estreia do documentário inédito O Panteão das Memórias Negras e edições especiais de programas da emissora, como o Estação Livre que recebe Rael, Fabiana Cozza, Manoel Soares e a ativista Simone Nascimento; o Roda Viva com Margareth Menezes; o Provoca com o ator Clayton Nascimento; e o Persona que homenageia o também ator Augusto Pompeo.

Sexta-feira (17/11)
Estação Livre

Toda semana o Estação Livre discute a negritude e assuntos diversos sob a perspectiva do povo preto. E nesta sexta, o programa celebra o Dia da Consciência Negra com muita música e bate-papo. Se apresentam no palco do Estação Livre a cantora Fabiana Cozza e o cantor e compositor Rael. E o jornalista e apresentador Manoel Soares e Simone Nascimento, codeputada e ativista do Movimento Negro Unificado, também marcam presença na atração debatendo o tema. Com apresentação de Cris Guterres, vai ao ar às 22h.

Domingo (19/11)
Persona

Atílio Bari e Chris Maksud conversam com o ator Augusto Pompeo. A edição faz uma homenagem à vida e obra do artista, que relembra os principais momentos da sua trajetória. Vai ao ar às 21h.

O Panteão das Memórias Negras

Vai ao ar na TV Cultura o documentário inédito O Panteão das Memórias Negras. O filme oferece um amplo panorama histórico do vínculo da República Francesa com seus componentes negros, afrocaribenhos, desde os primórdios da abolição da escravidão até os dias de hoje. E isto através de uma entrevista com a antiga guarda dos selos Christiane Taubira, autora da lei que reconhece a escravidão como um crime contra a humanidade. O documentário recolhe testemunhos de historiadores, sociólogos, personalidades políticas e da sociedade civil, mas também de artistas e intelectuais. Será exibido às 23h.

Segunda-feira (20/11)
Roda Viva

Apresentado por Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira recebe a cantora, compositora, atriz e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes. Esse é o primeiro cargo público da artista baiana, mas sua trajetória como cantora é permeada de projetos sociais no país com a maior população negra do mundo fora do continente africano. A ministra também foi eleita como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo na lista da Most Influential People of African Descent. Na entrevista, ela irá falar sobre quais ações o Ministério tem implementado, dificuldades que tem encontrado e muito mais. Vai ao ar a partir das 22h.

Terça-feira (21/11)

Provoca

Marcelo Tas entrevista o ator Clayton Nascimento. Entre muitos assuntos, o artista fala sobre seu monólogo que está em cartaz, Macacos. A peça expõe, debate e retrata o racismo e a história do Brasil. O nome foi escolhido depois do episódio de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, chamado de Macaco por torcedores rivais. Vai ao ar às 22h.