História em foco

TV Cultura estreia série inédita sobre a Semana da Arte Moderna

Peças têm narração de Paulo Miklos, Maria Adelaide Amaral e outros

Publicado em 08/02/2022

O jornalista Miguel de Almeida finalizou uma série de 22 mini documentários que vão fazer parte da programação especial da TV Cultura pelo Centenário da Semana de Arte de 1922. O projeto estreia nesta sexta-feira (11/2), trazendo em cada episódio um tema relacionado à Semana, seja de forma direta ou mais tangencial.

Com duração de dois minutos e meio, os programas – que serão exibidos nos intervalos da programação – vão falar sobre personalidades como Villa-Lobos, João do Rio, Lima Barreto, Marcelo Tupinambá, Pixinguinha, Machado de Assis e temas poucos abordados até hoje como, por exemplo, a imprensa negra da época.

Para a reflexão sobre o Manifesto Antropofágico, serão lembrados acontecimentos como os índios brasileiros que foram levados para se apresentar na França, durante o reinado de Catarina de Médicis e fascinaram os europeus.

A vinda do compositor francês Darius Milhaud ao Rio de Janeiro também será abordada. Ele esteve no Brasil em 1917 e se encantou pela música produzida por aqui. Ao voltar, levou partituras para a França e produziu versões em francês das músicas.

Jean Cocteau se encantou pela versão de O Boi no Telhado, marcha de sucesso no Carnaval carioca de 1918, e a transformou em um balé, que batizou o café Le boeuf sur le toit, ponto de encontro dos artistas surrealistas e existe até hoje, em Paris.

Entre as pérolas recuperadas pelo projeto estão imagens de arquivo da São Paulo dos anos 20, que ilustram um episódio sobre a cidade que também aparecem com destaque no programa sobre o famoso cadillac verde de Oswald de Andrade, por exemplo.

Os mini docs serão narrados por grandes nomes da cultura brasileira, como Geraldo Carneiro, Ignácio de Loyola Brandão, Arrigo Barnabé, Julio Medaglia, Martinho da Vila, Renato Teixeira, Paulo Miklos, Hugo Possolo, Paulo Mendonça, Siron Franco, Fábio Magalhães, Maria Adelaide Amaral, Aguillar, Rappin Hood, Antonio Torres e muitos outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade