pandemia

Sob Pressão – Plantão Covid: equipe revela curiosidades dos bastidores da série

Especial em dois episódios estreia nesta terça-feira (06), na Globo

Publicado em 01/10/2020

Sob Pressão é uma série que sempre primou pelo retrato da realidade da saúde pública brasileira. Por isso, nada mais natural que seus personagens mergulhassem de cabeça na linha de frente na luta contra o coronavírus. Nos episódios especiais de Sob Pressão – Plantão Covid, que serão exibidos nos dias 06 e 13 de outubro, na Globo, a equipe do Dr. Evandro (Julio Andrade) fará de tudo para salvar vidas num hospital de campanha em plena pandemia.

A série foi idealizada como uma homenagem a todos os profissionais de saúde que trabalham durante a pandemia. Há menos de uma semana da estreia, o elenco que interpreta o corpo médico da trama, o autor Lucas Paraizo, o diretor Andrucha Waddington e o consultor médico da série, Marcio Maranhão, bateram um papo e falaram sobre a mensagem de esperança dos episódios, as fontes de inspiração da obra e os desafios da produção durante este momento.

Lucas Paraizo conta que Sob Pressão – Plantão Covid traz uma mensagem agregadora e de esperança, além de ser um agradecimento aos profissionais de saúde. “Nós temos visto a força deles nesse momento e precisávamos fazer um retrato ficcional disso, além de uma homenagem. E a melhor forma de fazer essa homenagem é levando uma mensagem de esperança”.

Andrucha Waddington complementa: “Estamos acompanhando muito a vida dos profissionais de saúde do hospital para fora. Aqui, nós tínhamos como abordar esse dia a dia de dentro. Nas alas de Covid, os pacientes não podem ter contato com familiares, então, os profissionais de saúde passam a fazer também o papel de um familiar. Tem um lado humano do tratamento dessa doença, que ainda estamos conhecendo, que quisemos abordar”.

Para o diretor, gravar a edição especial durante a pandemia foi estimulante. “O processo de gravação foi muito rigoroso. Fomos relembrados do protocolo o tempo todo, sobre o uso de máscara e roupa de proteção. Foi exaustivo, mas muito gratificante”, afirma Andrucha.

A realidade sempre inspirou Sob Pressão. Mas, dessa vez, ao contrário das temporadas anteriores, não foi possível fazer visitas presenciais aos hospitais devido ao confinamento. Doutor Marcio Maranhão, consultor médico da série, foi a ponte entre equipe de roteiristas e elenco com o hospital de campanha da vida real.

“Fizemos um processo de criação em que a realidade e a ficção se misturavam. Quando os dois episódios começaram a ser escritos, ainda atravessávamos uma fase muito forte. Lucas Paraizo e equipe conseguiram condensar neles três grandes momentos que identifiquei na pandemia: o primeiro foi de perplexidade frente a um vírus que a gente não sabia como tratar; o segundo foi de enfrentamento, em que nos sentimos relevantes no combate à doença; e o terceiro foi o do adoecimento. Mas tentamos mostrar essa realidade com esperança”.

Para os atores, o retorno ao set de filmagem para tratar de um assunto tão atual e que faz parte da vida de toda a população foi especial. “Quando o Andrucha me ligou contando sobre os dois episódios, achei que era tão urgente falar sobre aquilo que aceitei na hora. Mesmo com toda a preocupação com tudo o que estava acontecendo naquele momento, eu sabia que era algo importante, que devíamos fazer”, conta Julio Andrade. o Dr. Evandro.

“É uma novidade tão grande, por tudo que a gente está vivendo, e ao mesmo tempo foi emocionante voltar ao set. Somos privilegiados, porque é uma crise mundial, em que o nosso setor foi bastante afetado, e pudemos voltar a trabalhar nesse momento”, complementa Bruno Garcia, o Dr. Décio.

Julia Shimura, a Keiko, e Josie Antello, a Rosa, também falaram da felicidade de retornar ao trabalho e ressaltaram os cuidados que foram tomados. “Fico muito feliz de estar podendo prestar essa homenagem, mas ao mesmo tempo tem um lugar de estranhamento, às vezes, de pensar que estamos ali enquanto aquilo realmente está acontecendo lá fora no mesmo momento. Mas, graças a Deus, temos uma equipe muito unida e muito amorosa, que fez com que passássemos bem por todo esse processo”, enaltece Julia.

“Num primeiro momento, houve uma confusão de emoções, porque estávamos muito animados. A maior parte do elenco e da equipe já trabalha junto há muito tempo, então existia esse felicidade de poder se reencontrar, contando essa história. Mas existia, por outro lado também, o medo de nos expormos a isso. Só que quando chegamos no set, vimos que estávamos muito protegidos. Além disso, havia muita confiança entre a gente. Sabíamos que eram nossos parceiros de trabalho que estavam ali”, afirma Josie.

Marjorie Estiano, que vive a Dra. Carolina, também comenta sobre o desafio de trabalhar nesse cenário atípico. “Não existe um novo normal para todos, existe um novo normal para cada um. Cada um leva a vida com a pandemia, suas incertezas e seus medos de uma forma muito específica. E nós somos um conjunto que trabalha com emoções. O desafio foi conseguir terreno firme para fazer com que a emoção encontrasse o caminho dela e contasse essa história”.

Para Drica Moraes, essa edição especial de Sob Pressão tem um valor ainda mais especial. “Mais do que ficção, do que entretenimento, essa edição especial vai funcionar também como uma espécie de registro comprobatório desse momento que o mundo todo está passando. Além de nos dar uma sensação gratificante de ter participado desse trabalho”, fala a atriz, que dá vida à Dra. Vera.

Recém-chegados à equipe, David Jr, o Mauro, e Roberta Rodrigues, a Marisa, comemoram se unir a Sob Pressão. “Está todo mundo em família. Eu já me sentia acolhido por conhecer parte da equipe, mas é um privilégio fazer parte desse elenco, dessa série. Este é um projeto artístico com uma mensagem muito forte, então é um presente fazer parte disso. Ao mesmo tempo, fui muito acolhido, todos foram maravilhosos”, diz David.

Roberta faz coro ao colega: “Eu não poderia ter voltado a trabalhar se não fosse nesse lugar, com atores que eu sempre admirei. Me senti muito à vontade, sou muito grata. Nós, atores, sabemos o lugar de humanização de um projeto quando o vemos sendo feito. É o caso de Sob Pressão, que acho incrível e sou fã”, revela a atriz.

Escrita por Lucas Paraizo, com Marcio Alemão, Flavio Araujo e Pedro Riguetti, e com consultoria do médico Marcio Maranhão, Sob Pressão – Plantão Covid tem redação final de Lucas Paraizo e direção artística de Andrucha Waddington. A série é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade