ESPECIAL

Série Meu Pedaço do Brasil mostra herança cultural da Pequena África

Influência da herança africana pauta episódio inédito da nova temporada

Publicado em 25/01/2024

No segundo programa inédito das edições de verão da série Meu Pedaço do Brasil, produção original da TV Brasil, o apresentador Bruno Barros percorre a Pequena África, região localizada na zona portuária do Rio de Janeiro. A proposta da visita é entender como a herança africana moldou a cultura nacional.

A atração tem destaque na programação do canal público neste domingo (28), às 19h. O conteúdo pode ser conferido no app TV Brasil Play e também no YouTube da emissora. A quarta temporada do seriado revela a Cidade Maravilhosa sob olhar nada óbvio com roteiros turísticos inusitados para conhecer o Rio.

No passeio pela Pequena África, Bruno Barros conversa com Mãe Celina de Xangô, uma ialorixá que ajudou a desvendar os tesouros que haviam sido escondidos no Cais do Valongo. O sítio arqueológico é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Ainda neste episódio, o apresentador bate um papo com Elian Almeida, artista plástico que retrata seus ancestrais nas telas. Bruno Barros também vai até o Memorial dos Pretos Novos e mostra o lugar que é a prova material do tráfico de escravos no Brasil.

A produção revela mais destaques da localidade. De uns anos para cá, as ruas da Pequena África viraram um point e têm atraído turistas do mundo inteiro. Tanto é que, a região foi considerada um dos lugares mais descolados do mundo pela revista Time Out. Essa conexão entre o passado e o presente é o tema da conversa com o empresário e agitador cultural Raphael Vidal no Largo da Prainha.

Sobre o programa

Em cinco episódios, a quarta temporada da série Meu Pedaço de Brasil leva ao ar na programação da TV Brasil uma sequência especial de verão que apresentará roteiros como Madureira, a Pequena África e o Rio Antigo, além de levar ao público temas sobre a boemia carioca e o surfe.

A cada programa, o apresentador Bruno visita paisagens belíssimas e conversa com personagens que são a alma da cidade – de garçons de bares tradicionais a nomes como Tia Surica, sambista e presidente de honra da Portela. 

“Essa temporada tem um espírito leve e histórias lindas. A gente se jogou de cabeça: teve aula de dança charme, tentei surfar e levei muito caldo no mar. É uma temporada que faz muito sentido para mim, porque o Rio é a cidade que eu escolhi para viver”, conta o anfitrião.

Entre os convidados da temporada de verão do Meu Pedaço do Brasil estão ainda o músico Serjão Loroza, o historiador Thiago Gomide e os surfistas pioneiros Fernanda Guerra e Rico de Souza. Os episódios vão ao ar na emissora pública e ficam disponíveis on demand pelo app TV Brasil Play.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade