Cachorrada à vista

Sem Chaves, SBT recorre a séries clássicas dos anos 50 e 90; relembre Rin-tin-tin e Lassie

Lassie e Rin-Tin-Tin alcançaram a fama mundial e estão na Calçada da Fama, em Hollywood

Publicado em 15/01/2021

Em agosto de 2020 o SBT perdeu um dos maiores trunfos da sua grade de programação, o seriado mexicano Chaves, que por causa de imbróglios envolvendo o Grupo Chespirito e a rede mexicana Televisa, foi retirado do ar em todo o mundo. Com isso, a emissora segue testando novos produtos nas lacunas da programação.

E para tal, no próximo domingo, dia 17, a partir das 9 horas da manhã, dois novos títulos serão levados ao ar: Lassie (1990) e As Aventuras de Rin-Tin-Tin (1954). As duas produções originalmente americanas são grandes sucessos da televisão mundial e apostam em dramalhões protagonizados por cachorros, sendo eles os únicos animais com marca na Calçada da Fama, em Hollywood.

Essas duas produções, no entanto, são bem familiares dos brasileiros, pois já foram apresentadas durante vários anos pela Record TV no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Na ocasião, elas iam ao ar na hora do almoço.

A Rede Brasil também exibiu Rin-tin-tin recentemente. As séries agora terão a missão de enfrentar o clássico contemporâneo Todo Mundo Odeia o Chris, exibido pela própria Record TV.

Mais de Lassie

Lassie é uma Rough Collie, uma cadela personagem, criada pelo britânico Eric Knight em “Lassie Come Home” (no Brasil, A Força do Coração), publicado como conto no Saturday Evening Post em 1938.

O livro foi transformado no filme: Lassie Come Home (1943), pela MGM, com um cão chamado Pal no papel de Lassie. Foram coadjuvantes, os atores mirins Roddy McDowall, com 13 anos, e Elizabeth Taylor, com 11.

Em 1954, Lassie estreou como série de televisão, que perdurou até 1973. Nesses 19 anos, vários descendentes de Pal foram protagonistas da série. Uma segunda série foi filmada nos anos 1980, sendo essa a que veremos agora no SBT. De 1997 a 1999, a companhia canadense Cinar Inc. produziu uma nova série de TV para o canal Animal Planet.

Confira a abertura de Lassie:

Rin-Tin-Tin

A versão da série produzida entre 1954 e 1959, narrava a história de Rin Tin Tin, o cachorro que acompanhava uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidos no final do século XIX, sediada no Forte Apache.

Seu melhor amigo era o Cabo Rusty (Lee Aaker, nascido em 1943), um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote.

Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino, gritava Yo ho Rinty! e Rin Tin Tin aparecia para ajudar. Dentre seus amigos soldados estavam o atrapalhado Sargento O`Hara e o Tenente “Rip” Masters.

A série, no Brasil, já teve a voz do então dublador mirim Reginaldo Faria, dublando o Cabo Rusty. Há uma série brasileira, a produção de Ary Fernandes, Vigilante Rodoviário, que também apresenta um cão, denominado Lobo, parceiro de aventuras do policial rodoviário, interpretado por Carlos Miranda.

Mediante o sucesso da série na TV brasileira, vários brinquedos foram fabricados na época, entre eles o Forte Apache, no Brasil fabricado pela Gulliver e Casa Blanca, e o Forte Rin Tin Tin, fabricado pela Trol.

Confira a abertura de Rin-Tin-Tin:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade