Velhinho

SBT exibe episódios clássicos de Pernalonga no Sábado Animado

O coelho faz parte da história da emissora de Silvio Santos

Publicado em 22/08/2020

O Sábado Animado, tradicional faixa de desenhos animados do SBT, tem feito a alegria dos telespectadores saudosistas. A atração tem resgatado episódios clássicos de Looney Tunes, com desenhos protagonizados por Pernalonga e seus amigos.

Neste sábado (22), por exemplo, o programa exibiu, por volta das 8h30, um episódio clássico da animação. O que chama a atenção é o fato de o canal exibir o desenho com a dublagem consagrada, com as vozes que os espectadores do SBT se acostumaram a ouvir nas décadas de 1980 e 1990, quando Looney Tunes era exibido em praticamente todos os programas infantis da emissora.

A dublagem clássica brasileira dos Looney Tunes data da década de 1960 e 1970, feita pela TV Cinesom e Cinecastro. Atores como Cauhê Filho, Ronaldo Magalhães e Ary de Toledo se revezaram na voz do famoso coelho.

No entanto, esta dublagem deixou de ser exibida no SBT a partir de 2001, quando foi lançada a faixa A Hora Warner. Nesta faixa, exibida de segunda a sexta, das 8h às 9h, até 2007, os desenhos de Pernalonga eram exibidos com uma nova dublagem, com Mário Monjardim fazendo o coelho. Depois disso, o SBT até voltou a exibir Looney Tunes com a dublagem clássica, mas ela foi ficando cada vez mais rara na programação.

Pernalonga no Sábado Animado

Pernalonga e seus amigos são parte fundamental da história do infantil Sábado Animado. Quando a faixa foi criada, no ano de 1995, Looney Tunes era uma das principais atrações do programa.

Naquela época, e durante boa parte da história do Sábado Animado, era comum o programa exibir apenas animações clássicas entre 7h e 9h30, dando espaço aos desenhos mais modernos depois deste horário. E esta “faixa clássica” já trazia as aventuras de Pernalonga, Patolino, Frajola e Papa Léguas, entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade