SBT completa 40 anos e inaugura sede própria no Rio de Janeiro

Inauguração do espaço foi ao ar no Fofocalizando

Publicado em 19/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

SBT Rio inaugura hoje, no dia 19 de agosto, sua sede própria no Rio de Janeiro. Em uma área de 829,12m² totalmente modernizada, o local passa a ter um novo estúdio com vista externa para a Marina da Glória e Urca, sendo dividido em quatro sets.

Além disso, câmeras com tecnologia 4K, nova infraestrutura da tecnologia da informação, fluxo de sinal realizado através de fibra ótica, investimentos em switcher, central técnica, telefonia, infraestrutura elétrica e moderno layout técnico e administrativo contemplam a área da emissora, que estará localizada na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Vale ressaltar ainda que todas operações estarão 100% migradas até o final de setembro deste ano. Os telespectadores acompanharam alguns detalhes da inauguração, que foi ao ar, ao vivo, pelo Fofocalizando e teve o comando de Isabele Benito diretamente do Rio.

“Hoje é um dia importante para a família SBT. Nós, cariocas estaremos conhecendo uma TV que funciona de forma ecologicamente moderna, depois de algumas tentativas para realizar este feito. Estou emocionada e grata pelos colaboradores que fazem parte desta equipe. Reconheço todo esforço e dedicação, e parabenizo os profissionais que participaram desse grandioso projeto. Esse sonho está se tornando realidade e, neste momento, estou representando meu irmão, que é um grande empresário, e toda a Diretoria que está participando à distância, com a mesma emoção de quem está presente na inauguração. Meus agradecimentos!”, comemora a diretora geral do SBT Rio, Sara Benvinda Abravanel.

Sobre as novidades

Transmissão e recepção de sinais

Todo o fluxo de sinal é realizado  através de  fibra ótica entre o SBT Rio e SBT SP e o uso de links de rádio IP que interligam o prédio da Marechal Câmara e o Transmissor no Morro do Sumaré de forma bidirecional.

Estúdio

O estúdio é dividido em quatro sets: Jornal do SBT Rio, Jornal de Friburgo, entretenimento/esporte e chroma key para o cenário virtual. O novo estúdio mantém a parte viva captada pela janela com fundo a Marina da Glória e Urca. Toda iluminação é realizada através de refletores e fitas de led com baixíssimo consumo.

Switcher Produção

As câmeras que integram o projeto são PTZ (pan tilt e zoom) que não necessitam de operadores na cabeça e podem ser operadas remotamente, estas câmeras, utilizam tecnologia 4k através de conexões NDI, novo formato de vídeo sobre IP. No estúdio há três câmeras e na laje duas câmeras que permitem captar imagens das belezas do Rio.

O switcher integra diversos recursos de corte, efeitos, grafismos e cenário virtual, incluí também a automação que conecta as estações de trabalho dos jornalistas com o equipamento, permitindo criar um playlist de exibição de jornal  reduzindo as interferências humanas durante o jornal.

Master

O layout do novo master dá mais conforto e segurança ao operador contemplando painel touch screen e um novo servidor com maior capacidade de armazenamento.

Central Técnica

De forma unificada todo o fluxo de sinais de entrada e saída, vídeo servidores, unidades eletrônicas, matrizes, processadores, servidores de TI ficam nesta sala, como isso controla o fluxo de acessos, o melhor condicionamento de ar condicionado.

TI

Toda infraestrutura da tecnologia da informação é nova, compõe novos servidores com firewall aumentando a segurança nos acessos e a eficiência na operação diária.

Telefonia

A telefonia passa a utilizar a tecnologia IP que através de uma conexão fornece telefonia resultando menos cabos, menor custo de tarifação e capacidade operacional.

Sistema de ar condicionado

Toda a área técnica passa a utilizar centrais de ar condicionado VRF, menor ruído, controle eletrônico de temperatura e programação.

Infraestrutura elétrica

A estrutura da emissora na Marechal Câmara conta com energia redundante da concessionária, através de um grupo gerador e dois sistemas de nobreak que atende individualmente a área de TI e outro a área técnica.

Redação

Uma câmera PTZ foi colocado na redação para entradas ao vivo eventuais facilitando factuais e aumentando a capacidade de interação no jornal. A redação mais próxima as ilhas de edição melhora o controle e agilidade no fechamento do jornal.

Layout técnico e administrativo

Parte de um conceito clean sem ambientes fechados mantendo uma linha visual de toda a emissora, permite melhor integração entre os colaboradores.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio