Os números de audiência do conjunto da TV por assinatura são animadores para o setor. Dados do Ibope apresentados pela CEO do Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, durante o PayTV Forum 2019 referentes aos 15 maiores mercados do país, mostram que os canais de TV paga estão presentes em 40% dos lares. De acordo com o levantamento, o assinante de payTV se mantém fiel à programação e aumenta o seu consumo.
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A média de consumo diário nos domicílios com TV paga é de 3h24minutos – a título de comparação, em 2015 o volume era de 3h07minutos. Ainda, com o crescimento do VOD (vídeo on demand, ou vídeo sob demanda, grátis como o YouTube ou pago como Netflix e Now), a programação ao vivo e inédita ganhou mais popularidade. “O assinante é conectado, engajado e tem poder de engajamento”, diz Melissa.
“Quem assina TV paga é porque quer ter um conteúdo de qualidade; entre quem não assina, 48% têm como motivo o preço”, afirma a executiva. Ela aponta que, como o poder aquisitivo da população apontou retração nos últimos anos, vem sendo registrado também um declínio do volume de dinheiro gasto por lar com entretenimento. Ainda segundo o levantamento do Kantar Ibope, o acesso à internet é atualmente o maior gasto das famílias em casa com entretenimento, representando 26% do total.
No levantamento, dentre as pessoas que assistiram a algum tipo de VOD nos últimos 7 dias, 37,8% viram TV por assinatura. “Existem na população 15% pessoas que assistem tanto à paytv quanto ao VOD”, afirma Melissa Vogel. Ela apresentou que o consumo de horas por semana de VOD é bem menor que o de paytv, da ordem de 16h06 minutos em TV por assinatura para 3h14minutos em algum tipo de VOD.
Gêneros
Sobre os gêneros mais vistos pela audiência na TV paga: 31% para filmes, 18% para séries, 14% de conteúdo infantil. Futebol também ocupa 7,2% do consumo.
A presença das novelas na TV por assinatura traz um dado curioso: apesar de o gênero representar apenas 0,6% da grade de programação entre todos os canais da PayTV, ele ocupa 21% da audiência. O jornalismo também está presente em 3,3% da grade mas conta com 4% da audiência.
Melissa Vogel também mostrou que o assinante de TV é muito conectado à internet, com 93% deles acessando a internet e 76% fazendo uso das redes sociais. Só para ilustrar, no final da série Game of Thrones, exibida pelo canal HBO, foram registradas mais de 150 milhões de impressões no Twitter sobre a atração.
*Por Edianez Parente