Gatilho!

Psicanalista identifica relacionamento de Bruna Griphao e Gabriel como ‘Armadilha do Parasitismo’

Síndrome consiste no abusador precisar mais da vítima do que o contrário

Publicado em 22/01/2023

Com apenas sete dias da nova temporada do Big Brother Brasil, Gabriel mostra toda a sua toxicidade com ações de desprezo, palavras ríspidas, e no último sábado (21), uma sutil agressão física à Bruna Griphao. Como esperado, a situação movimentou internautas e especialistas a discutirem o tema.

Manuela Xavier, psicanalista, identificou o relacionamento como ‘Armadilha do Parasitismo’, e em nota, explicou o caso no Instagram. No início da noite deste domingo (22), a equipe de Bruna Griphão o repostou no Twitter.

A postagem começa com o título: Bruna e Gabriel: uma nova estrutura de abuso” E continua: “Quando a gente fala em relacionamento abusivo. Automaticamente nos vêm um imaginário na cabeça: uma mulher fragilizada, dependente e calada, e um homem forte, viril e violento.”

Esse estigma é extremamente prejudicial, porque faz com que muitas mulheres que não são ‘frágeis’ ou dependentes não se enxergam vivendo uma relação abusiva. Porque não se relacionam com um homem que diz: ‘mulher minha não faz isso’.

Em seguida, a nota descreve os perfis de Bruna e Gabriel. Ela, uma mulher independente, livre e desbocada. Enquanto ele, um homem com fala doce e gentil. Após, a psicanalista questiona: ‘Qual a grande armadilha?’ E segue:

“Embora Bruna não deite para Gabriel, ela xinga, responde rispidamente, dá uns foras. Ele faz com que ela se submeta a ele. E é exatamente essa a cilada que muitas mulheres empoderadas vivem. É porque elas reagem ao abuso, que acham que não estão sendo abusadas. Entretanto, se você tem que combater o tempo inteiro o seu parceiro, você não vive uma relação, e sim, uma batalha.”

“Sem perceber, Bruna foi sugada por Gabriel, que rapidamente alçado a galã, mesmo sem o menor carisma e com sua autoestima delirante, não entende que precisa de Bruna, mais do que ela precisa dele. Gabriel conta, delirantemente, com o apoio de Anitta e com a identificação de Prior: o que faz com que ele assuma uma postura falida de vencedor apenas nas suas pobres projeções.”

“Do alto de uma convicção que só a masculinidade confere, Gabriel se incomoda com o jeito expansivo de Bruna, mas não rompe. Contraditório? Não! Estratégia de controle. Homens fracos parasitam mulheres fortes. É por isso que Gabriel acha que o nome de Anitta pode conferir a ele permanência no jogo. Assim como acha que Bruna pode beneficiá-lo.

“Mas, para que não pareça que é ele quem precisa dela, ele precisa diminuí-la, constrangê-la, cerceá-la. Pra usar uma palavra da própria Bruna. E assim, de repente, Bruna é levada a achar que é ela quem precisa dele. Quando, na verdade, é o contrário. Essa é a armadilha do parasitismo: cuidado com homens que te faz trabalhar emocionalmente pra eles”, encerra a nota.

No Twitter, a equipe de Bruna Griphao afirmou que fará uma nota oficial sobre o caso em suas redes sociais.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade