Representatividade

Orgulho LGBT: Público já se acostumou com ‘beijo gay’ na TV

Beijo entre personagens do mesmo sexo, que foi tabu por muitos anos, já rolou em todas as faixas de novelas da emissora

Publicado em 14/06/2020

Após 23 anos, o domingo após feriado de Corpus Christi não terá a Avenida Paulista como palco da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo.

Devido à pandemia do coronavírus, o evento, este ano, foi adiado para novembro e em alusão à data,  11 canais do YouTube e o GNT exibem neste domingo (14) uma parada virtual, com oito horas de duração.

A novidade será apresentada por Fih e Edu, do Diva Depressão, com participação de Lorelay Fox, Spartakus Santiago e muitos outros influenciadores e famosos, como Katy Perry, que dará um depoimento à atração.

Os shows ficarão por conta de Daniela Mercury e Gloria Groove. O momento faz refletir sobre a naturalização do ‘beijo gay’, tabu por muitos anos, nas emissoras de TV.

No início do ano, por exemplo, a TV Globo exibiu, na Sessão da Tarde, o filme Jenny Vai Casar, produção de 2015 que tem duas personagens lésbicas como casal principal.

Pela primeira vez na faixa, a emissora mostrou um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo e fez a web comemorar com a representatividade em um horário que exige menor classificação indicativa.

Beijo lésbico no filme Jenny Vai Casar
Beijo lésbico no filme <em>Jenny Vai Casar<em> exibido na Sessão da Tarde

No ano passado, em agosto, os telespectadores da faixa vespertina também puderam assistir a um beijo entre os atores Lúcio Mauro Filho e Thiago Lacerda em O Álbum da Grande Família, que reprisou um episódio de 2013 com a cena.

Thiago Lacerda e Lúcio Mauro Filho beijando-se em episódio de A Grande Família
Thiago Lacerda e Lúcio Mauro Filho beijando se em <em>A Grande Família <em>ReproduçãoTV Globo

Há 15 anos, a realidade era completamente diferente. Na ocasião, a emissora preferiu não levar ao ar a cena em que Júnior (Bruno Gagliasso) beijaria Zeca (Erom Cordeiro) na novela das 21h América, de Glória Perez.

Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) em América
Júnior Bruno Gagliasso e Zeca Erom Cordeiro em América Foto ReproduçãoTV Globo

Esta seria a primeira vez que a Globo, que já havia enfrentado rejeição do público, em 1998, ao casal Leila (Silvia Pfeiffer) e Rafaela (Christiane Torloni), na novela Torre de Babel, mostraria aos telespectadores o momento de afeto entre homossexuais.

Apenas 8 anos depois, em fevereiro de 2014, que o feito se realizou no horário nobre, quando a TV Globo exibiu o tão aguardado beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), em Amor à Vida, novela de Walcyr Carrasco.

Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) de Amor à Vida
Félix Mateus Solano e Niko Thiago Fragoso de Amor à Vida DivulgaçãoTV Globo

No entanto, a marca do primeiro beijo gay em uma telenovela não ficou com a TV Globo. Em 2011, o SBT já havia saído na frente ao mostrar um beijo entre Marina (Giselle Tigre) e Marcella (Luciana Vendramini) em Amor e Revolução, de Tiago Santiago.

Luciana Vendramini e Giselle Tigre em Amor e Revolução (Reprodução/SBT))
Luciana Vendramini e Giselle Tigre em Amor e Revolução ReproduçãoSBT

Depois de dar a largada em 2014, a emissora passou a encarar cenas que até então pareciam polêmicas como acontecimentos normais em suas tramas, exibindo, ainda em 2014, o beijo entre Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller) na novela Em Família, de Manoel Carlos.

<em>Clara Giovanna Antonelli e Marina Tainá Muller na novela Em Família ReproduçãoTV Globo<em>

Quando o assunto parecia, enfim, não causar mais polêmicas, em 2015, a emissora foi surpreendida pela reação de parte do público ao exibir, logo no primeiro capítulo, um beijaço entre as veteranas Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, como Tereza e Estela na novela das 9, Babilônia, de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

O episódio que mostrou o momento íntimo entre duas idosas deu o que falar e chegou até a virar pauta na Câmara dos Deputados, apesar de ter sido encarado pela crítica como uma cena de pureza que prova que para o amor não há diferenças.

Tereza (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) em Babilônia
Tereza Fernanda Montenegro e Estela Nathalia Timberg em Babilônia ReproduçãoTV Globo

No entanto, a TV Globo não desistiu de continuar encarando como algo normal um beijo gay em suas obras. No ano seguinte, a emissora levou ao ar a primeira cena de sexo entre dois homens da história do canal.

Em Liberdade Liberdade, de Mário Teixeira, André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) trocaram carícias em uma sequência que durou cerca de cinco minutos e foi elogiada nas redes sociais.

André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira) em Liberdade, Liberdade
André Caio Blat e Tolentino Ricardo Pereira em Liberdade Liberdade Foto ReproduçãoTV Globo

Contudo, em 2017, durante a exibição da série americana Ligações de um Crime (How To Get Away With Murder), nas madrugadas da emissora, a TV Globo cortou cenas quentes de sexo gay protagonizadas pelo personagem Connor Walsh (Jack Falahee).

Neste mesmo ano, já mais naturalizado, o beijo entre personagens gays chegou à Malhação. Em sua temporada Viva a Diferença, de Cao Hamburger, no ar em edição especial durante a quarentena, a emissora exibiu o beijo entre Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grígio), abrindo espaço para cenas de afeto entre homossexuais na novelinha teen dos fins de tarde.

Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grígio) em Malhação
Lica Manoela Aliperti e Samantha Giovanna Grígio em Malhação Foto ReproduçãoTV Globo

Em 2018, foi a vez de dois garotos se beijarem em Malhação Vidas Brasileiras. Na história de Patrícia Moretzsohn, Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) fizeram bonito ao lascar um beijo às 18h.

Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) em Malhação
Michael Pedro Vinícius e Santiago Giovanni Dopico em Malhação ReproduçãoTV Globo

Com bastante força entre o público jovem, no ano passado, a atual temporada de Malhação, Toda Forma de Amar, de Emanuel Jacobina, voltou a exibir um beijo gay, consolidando a troca de afeto como algo comum no formato. Na ocasião, Serginho (João Pedro Oliveira) e Guga (Pedro Alves) trocaram carícias.

Serginho (João Pedro Oliveira) e Guga (Pedro Alves) em Malhação
Serginho João Pedro Oliveira e Guga Pedro Alves em Malhação ReproduçãoTV Globo

Em 2018, o público das novelas das 18h foi quem assistiu a um beijo gay pela primeira vez na faixa. A trama Orgulho e Paixão, de Marcos Bernstein, inaugurou a exibição do momento no horário, ao mostrar com bastante sutileza o beijo do apaixonante casal Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller).

Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) em Orgulho e Paixão
Luccino Juliano Laham e Otávio Pedro Henrique Müller em Orgulho e Paixão ReproduçãoTV Globo

Tradicional às 21h, João Emanuel Carneiro, que adiou falar sobre homoafetivos em Avenida Brasil, em 2012, abordou o tema em Segundo Sol, mas foi criticado por demorar para exibir um selinho entre Maura (Nanda Costa) e Selma (Carol Fazu). Entretanto, no último capítulo, o folhetim levou ao ar um beijo entre Groa (André Dias) e o namorado.

Groa (André Dias), ao fundo, beijando namorado. Beto (Emílio Dantas), em primeiro plano, em Segundo Sol, na Globo
Groa André Dias ao fundo beijando namorado Beto Emílio Dantas em primeiro plano em Segundo Sol na Globo ReproduçãoGlobo

No ano seguinte, foi a vez de a TV Globo mostrar na faixa das 18h o beijo entre duas mulheres. Em Órfãos da Terra, de Thelma Guedes e Duca Rachid, Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) levaram a Internet à loucura ao protagonizarem um lindo beijo durante o casamento, no último capítulo da trama.

Dias antes, a emissora havia sido criticada por cortar a exibição de um beijo entre o casal, que era bastante shippado nas redes sociais.

Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anaju Dorigon) se beijaram em Órfãos da Terra (Reprodução / Globo)
Valéria Bia Arantes e Camila Anaju Dorigon se beijaram em Órfãos da Terra Reprodução Globo

Ainda em 2019, o beijo gay chegou à faixa das 19h. Em um momento de rotina entre o casal Pablo (Rafael Infante) e William (Diego Montez), em Bom Sucesso, novela de Rosane Svartmann e Paulo Halm, a TV Globo mostrou, pela primeira vez, um beijo homoafetivo no horário.

Pablo Sanches (Rafael Infante) e William (Diego Montez) em cena de Bom Sucesso
Pablo Sanches Rafael Infante e William Diego Montez em cena de Bom Sucesso Reprodução

No mesmo ano, o horário das 21h, já acostumado com o momento mostrou o beijo entre Agno (Malvino Salvador) e Leandro (Guilherme Leicam), em A Dona do Pedaço, novela de Walcyr Carrasco.

Malvino Salvador e Guilherme Leicam como Agno e Leandro no final de A Dona do Pedaço (Reprodução / Globo)
Malvino Salvador e Guilherme Leicam como Agno e Leandro no final de A Dona do Pedaço Reprodução Globo

Streaming foi pontapé para evolução

Bastante consumidas pelo público nos últimos anos, as séries estrangeiras que invadiram os lares brasileiros por meio de plataformas de streaming como o Netflix, Amazon Prime, entre outras, foram fatores que contribuíram para a normalização do beijo entre homossexuais com o público.

Algo já comum há anos nas TVs estadunidenses e europeias, cenas de beijos entre gays e lésbicas e até mesmo momentos mais picantes ganharam força no Brasil com a popularização de obras no país, seja em produções para o público jovem como Elite, Sense8, Glee e Riverdale, como outros formatos que, assim como qualquer outro casal, incluíram o beijo/sexo nas cenas de romance, como The Orange is The New Black, How To Get Away With Murder, Orphan Black e House of Cards, séries que foram peças-chaves para a ascensão da Netflix, por exemplo.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade