Olha Você: Um dos melhores programas da história recente do SBT completa nove anos do seu fim

Publicado há 3 anos
Por Cadu Safner
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Fazendo um investimento ousado e quase nunca visto antes nas tardes do SBT, Silvio Santos autorizou a produção daquele que viria a ser um dos melhores programas já vistos na história recente de sua emissora, Olha Você. Em sua apresentação esteve a veterana Claudete Troiano ao lado de Ellen Jabour, Alexandre Bacci e do chefe Francesco Tarallo, isso tudo em sua primeira fase. Após algumas mudanças o programa foi se adequando à um formato inédito e dinâmico. O Olha Você teve um início de vida bem difícil, era uma revista eletrônica com muito jornalismo, variedades e culinária. Nada muito diferente do que já acontecia na concorrência. Cheio de marcações, ensaios e pouca naturalidade, o entrosamento forçado entre os apresentadores fez com que o Olha Você se tornasse vítima dos críticos de televisão.

Veja também: Fofocalizando deve ter semana decisiva no SBT

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pois bem, não bastasse esses problemas somados a audiência insatisfatória, a atração também sofreu comparações com o programa Hoje em Dia, da Record, que na época era um grande sucesso e foi tido como a maior referência para a criação do Olha Você. Questionável. Já que, todas as televisões do mundo, desde que a televisão é televisão, sempre existiu a tão prestigiada revista eletrônica com seus diversos apresentadores. Porém, tanto essa comparação pegou que, logo na primeira semana de programa, o chefe Francesco Tarallo trocou –sem querer- os nomes da atração e, ao vivo, soltou um sonoro Hoje em Dia.

Nada novo, até então. Se formos somar todos os apresentadores que já trocaram nomes de atrações, o levantamento seria extenso. Passados alguns problemas, o Olha Você sofreu sua primeira mudança após uma crise entre os apresentadores, então veio a acontecer a primeira baixa, o chefe Francesco Tarallo deixou a atração, com isso, uma nova roupagem visual aconteceu e novos apresentadores foram inseridos a fim de salvar o programa.

Confira como foi a estreia do Olha Você

Misturando alguns veteranos com novos rostos o Olha Você trouxe uma linguagem mais moderna e dinâmica com a contratação de Guilherme Arruda, jornalista esportivo que até então era conhecido por diversos trabalhos na TV Bandeirantes como: Band Esporte Clube e coberturas do Band Folia. Eloy Nunes, nome conhecido dos anos 90 e 2000 por inúmeros trabalhos voltados para o público jovem. Izabella Camargo e Roberta Peporine também foram outros bons nomes investidos dentro da atração.

Leia Mais: João Guilherme comenta sobre atuar com Larissa Manoela em As Aventuras de Poliana

Chamou a atenção da mídia na época, em uma tentativa de alavancar audiência a reexibição do maior sucesso da história da emissora, o reality Casa dos Artistas. O que resultou em um verdadeiro fiasco. Visto o que funcionava no programa e o que não funcionava, foi então que o Olha Você se transformou em uma atração como nunca visto antes, com apresentadores mais à vontade e uma identidade visual diferente, a atração investiu em quadros dinâmicos e muita prestação de serviço. A apresentação da Previsão do Tempo ficou por conta do excelente Eloy Nunes, que fazia às vezes de repórter nas ruas de São Paulo também. Com um investimento pesado, como: Helicóptero, links ao vivo, grandes matérias e convidados especiais, o Olha Você começava a se encaixar nos trilhos, até que, na quinta-feira (25), com um mês de vida, a atração deu o seu primeiro sinal de superação conquistando a vice-liderança isolada em um embate direto com o Brasil Urgente e com o programa “Márcia”, ambos da Band.

Recebendo sempre com alta audiência do Casos de Família, na época apresentado pela Regina Volpato, que não raramente batia na casa dos 8 pontos de audiência, o Olha Você passou a investir cada vez mais em quadros com seus apresentadores e no jornalismo ao vivo, deixando um pouco de lado o entretenimento.

Relembre a chamada do novo Olha Você

Quando tudo parecia bem na atração e mesmo com resultados positivos em suas últimas semanas de exibição, tudo isso não bastou para superar os problemas do passado e a falta de paciência de Silvio Santos e da direção da casa para com os números, que para eles ainda não estava de acordo com a meta estabelecida, de 7 pontos, com sete meses de vida, o Olha Você chegou ao fim abrindo espaço para uma sessão de reprises. Tornando-se mais um programa de qualidade injustiçado pela pressão da audiência que ainda assombram algumas determinadas emissoras deste país. Vamos relembrar aqui, todos os apresentadores do Olha Você e o que eles estão fazendo atualmente.

Claudete Troiano

Claudete Troiano apresentou o Olha Você, no SBT (Divulgação)

Cleudete Troiano foi contratada pelo Silvio Santos após uma participação no programa ‘Nada Além da Verdade’, onde ela ganhou o prêmio máximo. No Olha Você, a apresentadora acabou deixando a atração pouco tempo antes do programa sair do ar. Ela chegou a passar pela TV Gazeta onde apresentou o Manhã Gazeta e atualmente Claudete apresenta o Santa Receita, na TV Aparecida.

Ellen Jabour

Ellen Jabour se tornou a queridinha do Silvio Santos no SBT (Divulgação)

A apresentadora Ellen Jabour foi contratada a peso de ouro pelo SBT, ela tinha acabado de sair da MTV e acabou gerando ciumeira nos bastidores da emissora da Anhanguera ao se tornar a queridinha do Silvio Santos. Ellen Jabour é reconhecida no mundo da moda e hoje em dia segue trabalhando nesta área, ela chegou a retornar para a MTV depois do Olha Você onde fez diversos trabalhos. Até hoje os fãs do SBT não entendem porquê a loira não ficou na emissora.

Alexandre Bacci

Alexandre Bacci é apresentador e ator (Divulgação)

Alexandre Bacci é jornalista, ator e apresentador. Bacci, antes de integrar o time de apresentadores do Olha Você ele fazia parte do time de apresentadores de esporte na Rede Globo. Alexandre deixou o Olha Você e retornou nas novelas da casa, através de Vende-se um Véu de Noiva, em 2009. Em 2015 o apresentador fez parte do projeto PokerStars, na Fox Sports.

Francesco Tarallo

Francesco Tarallo era responsável pela culinária do Olha Você (Divulgação)

Francesco Tarallo é reconhecido na cidade de São Paulo por fazer parte do time de grandes chefes. Após uma rápida passagem pelo vespertino do SBT, hoje ele integra a parte de culinária do programa Todo Seu, apresentado por Ronnie Von, na TV Gazeta.

A segunda fase do Olha Você contou com novos apresentadores (Divulgação)

Guilherme Arruda, Roberta Peporine, Eloy Nunes e Izabella Camargo se juntaram a Ellen Jabour e formaram o novo time de apresentadores do Olha Você. Ellen Jabour ficou responsável pelas entrevistas e matérias sobre moda e comportamento, enquanto Roberta Peporine esteve presente na bancada trazendo informações em tempo real de tudo o que acontecia no Brasil e no mundo. Izabella Camargo e Guilherme Arruda também ficaram  responsáveis pelas notícias e por comandar reportagens externas. Eloy Nunes ficou a frente da meteorologia. O Olha Você saiu do ar no dia 27 de Março de 2009 e teve direção geral de Ocimar de Castro, atualmente na direção do programa Mulheres da TV Gazeta.

+ OBSERVATÓRIO DA TELEVISÃO

 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio