Irmão de Jacó

O que aconteceu com Esaú em Gênesis? Entenda o final do personagem

Personagem de Cirillo Luna não estará na fase José do Egito

Publicado em 09/09/2021

A fase Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo) chegou ao fim em Gênesis, porém muitas pessoas ficaram confusas com o final de Esaú (Cirillo Luna).

O irmão gêmeo de Jacó não deve aparecer na última parte da novela, que conta a história de seu sobrinho, José (Juliano Laham) e sua trajetória no Egito.

Após tramar diversos planos para se vingar de Jacó, Esaú acabou perdoando o irmão após sua volta a Canaã. Eles se abraçaram e deixaram todas as desavenças para trás.

Depois, Esaú apareceu em sua última cena, ao lado de sua família, dizendo que estava partindo para as montanhas. Entre os presentes, três de suas esposas, como Aolibama (Dani Moreno), a última delas.

A partir daí, Esaú não é mais citado na novela, mas a Bíblia explica o que aconteceu com o rapaz. Segundo o blog de Gênesis, mantido pela Record TV, Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba.

Os descendentes de Esaú são chamados edomitas, parte de uma sociedade muito rica e conhecida por produzir materiais em cobre. A região de Edom estava situada no deserto e fazia fronteira com as terras de Israel. Assim como Esaú e Jacó, edomitas e israelitas também viveram muitos conflitos.

Além disso, o povo de Edom também lutou contra os descendentes de Judá, personagem de Thiago Rodrigues na novela. Essa briga é retratada na Bíblia no livro de Crônicas.

Pouco explícita, a história de Esaú não tem destaque na trama, que ainda deixou de lado o desfecho de Maalate (Lidi Lisboa), as filhas de Ló (Emílio Orciollo Neto) e a morte de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato).

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade