
O meio artístico nacional está de luto pela perda do ator, apresentador e diretor teatral Aderbal Freire Filho. Ele veio a óbito na tarde desta quarta-feira (9), aos 82 anos, no Hospital Copa Star (Rio de Janeiro), onde estava internado para tratar alguns problemas de saúde.
Veja também:
- Kally, Nadja ou Radamés: quem vai sair de A Fazenda 15 hoje?
- Prestes a ganhar na loteria e mudar o próprio destino, Jussara cai para trás ao descobrir qual é o segredo de Agatha em Terra e Paixão
- Após assinar a certidão de óbito de Antônio, Hélio mata charada e descobre plano satânico de Agatha em Terra e Paixão
De acordo com informações do portal G1, Aderbal vinha sofrendo complicações de saúde recorrentes desde 2020, quando foi acometido por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele era casado desde 2004 com a atriz Marieta Severo.
Aderbal Freire Filho será sempre recordado como um dos maiores nomes do teatro nacional. Foi ele o fundador do Grêmio Dramático Brasileiro, em 1973, e do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE), no final dos anos 1980.
Como ator, encenou incontáveis títulos teatrais e passou também pelo cinema, nos filmes Juventude (2008) e Paixão e Acaso (2012), de Domingos de Oliveira. Na televisão, nunca atuou em novelas, tendo feito apenas a série Dupla Identidade (2014) e uma participação em Tapas e Beijos (2015).
Aderbal também chegou a apresentar na telinha, entre 2012 e 2016, o programa Arte do Artista, na TV Brasil, onde recebeu diversas personalidades das artes nacionais, como Marília Gabriela, Wagner Moura, Fábio Porchat, Mário Prata, Lauro César Muniz e Carlinhos Brown.