Talk show

Microbiologista Natalia Pasternak fala sobre como ativar o sistema imune, no Roda Viva

Entrevista aborda também as principais reações do corpo quando exposto a um invasor

Publicado em 25/06/2020

O Roda Viva recebe, nesta segunda-feira (29), às 22h, a microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e fundadora do Instituto Questão de Ciência, organização dedicada à promoção de políticas públicas baseadas em evidências científicas.

Com isso, a atração da TV Cultura muda completamente o tema de uma semana para a outra. No programa anterior, o entrevistado foi o filósofo Silvio Almeida, que trouxe a puta do racismo para a discussão.

Agora, no programa, serão tratados temas que suscitam dúvidas entre a maioria das pessoas, como: o que é preciso para ativar o sistema imune que protege o organismo contra doenças, incluindo o coronavírus?

Quais são as principais reações do corpo quando exposto a um invasor como esse? Vitaminas, suplementos e receitas caseiras melhoram a imunidade?

Bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Microbiologia na área de Genética Molecular de Bactérias, pelo ICB-USP, Natália Pasternak foi uma das primeiras cientistas no Brasil a alertar sobre os riscos do uso da cloroquina no combate a Covid-19 e, por conta disso, foi alvo de ataques de grupos radicais.

Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva
Vera Magalhães apresentadora do Roda Viva Reprodução

E mais!

Para falar disso tudo, a TV Cultura chamou mais um batalhão de profissionais, de alguma forma, ligado à área. A bancada de entrevistadores será formada por Sabine Riguetti, criadora e coordenadora da agência Bori e pesquisadora da Unicamp; Mariluce Moura, criadora e coordenadora do site Ciência na Rua; e Giovana Girardi, repórter de ciência e ambiente do jornal O Estado de S.Paulo.

Além deles estarão também na bancada Semayat Oliveira, jornalista e cofundadora do projeto Nós Mulheres da Periferia; e Luciana Coelho, editora do núcleo de ciências do jornal Folha de S.Paulo. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade