VEM AÍ

MasterChef Brasil estreia sua 10ª temporada na Band com provas icônicas, seletivas eletrizantes e novo jurado

Nova temporada terá o chef Rodrigo Oliveira no trio de júri do reality culinário

Publicado em 25/04/2023

A partir do dia 2 de maio, o MasterChef Brasil estará de volta na telinha da Band, estreando a sua 10ª temporada no horário nobre da emissora. Na nova edição, o chef Rodrigo Oliveira, proprietário do restaurante Mocotó, se junta aos chefs Erick Jacquin e Helena Rizzo na missão de escolher o melhor cozinheiro amador do país.

De acordo com a diretora do programa Marisa Mestiço, a nova temporada irá resgatar provas que marcaram a história do reality gastronômico no Brasil. “Provas que marcaram nossa história virão em novo formato. Teremos, por exemplo, uma externa na Sala São Paulo, que foi uma das nossas locações em 2016, com a presença dos participantes mais queridos das temporadas passadas e um show incrível da Família Lima. Na seletiva, também vamos relembrar o desafio icônico do petit gateau do primeiro MasterChef, onde a Sandra Matarazzo jogou sal no bolinho ao invés de açúcar”, entregou a profissional.

Já a apresentadora Ana Paula Padrão destacou a sensação de ver o estúdio repleto de cozinheiros amadores como no início do programa. “Foi uma lembrança boa, de como a gente começou lá em 2014 sem saber onde isso iria dar. Traremos de volta todas aquelas disputas que provocaram muita discussão nas redes sociais, só que com outra roupagem. É como se a gente estivesse devolvendo momentos de prazer para a nossa audiência como um presente por esses anos na nossa companhia”, contou.

“Agora, é preciso saber jogar. Fazer as alianças e comprar as brigas certas nas horas oportunas, se impor, imaginar o que pode ocorrer com cada um nos próximos episódios, ou seja, tem que estar preparado para os mais diversos tipos de situações. Não adianta ser um excelente cozinheiro de doce, se a avaliação é de salgado. Nem ter medo de mexer com um bicho inteiro ou não conseguir filetar um peixe e separar um frango achando que esse tipo de coisa não vai acontecer. Tudo é possível no MasterChef e, para levar o troféu, é necessário ter muita aptidão, cabeça boa e estratégia de jogo”, completou a comunicadora.

Nova temporada estreia na próxima terça-feira (2)
Nova temporada estreia na próxima terça-feira (2)

Na nova edição, o Masterchef Brasil contará com o talento e a experiência do chef Rodrigo Oliveira, que já havia participado do reality como convidado e agora terá a chance de julgar os pratos criados pelos cozinheiros da nova temporada.

“Eu entendo que a crítica, quando é feita de maneira respeitosa e construtiva, pode ser vista como um gesto de generosidade. É muito mais confortável dar os parabéns e ressaltar o que estava bom, pontuando a preparação, a técnica ou uma escolha que não funcionou, do que sair gritando e apontando os erros por aí. O que não significa, porém, que eu vou estar todo tempo parabenizando e sorrindo. Acho que broncas dadas com um tom assertivo são uma forma de cuidado”, analisou o chef estreante.

Segundo Oliveira, é necessário controlar os sentimentos quando se está sob pressão em um programa culinário. “Quase não se fala sobre isso, mas é fundamental ter frieza. Muita gente boa sai porque não consegue controlar os sentimentos. Quem quiser ir longe terá que saber manter a calma em momentos de tensão. Tudo acontece ali e, muitas vezes, as coisas vão dar errado. Ter paciência, conseguir se recompor e reagir certamente será a melhor atitude a ser tomada”, destacou ele.

Jurados do MasterChef ao lado de Ana Paula Padrão
Jurados do MasterChef ao lado de Ana Paula Padrão

Já a chef Helena Rizzo, que segue em seu terceiro ano como jurada da atração, destaca que o programa sempre está elevando o patamar da culinária brasileira e experimentando novos sabores. “O MasterChef é um programa icônico, assistido por milhões de pessoas, seja na TV ou na internet, e que influencia muita gente a colocar a mão na massa. A atração trouxe novidades para a cozinha popular e nós seguimos nessa pegada, sempre procurando passar conhecimento para os candidatos e para o público em casa”, apontou ela.

Por fim, o chef Erick Jacquin, que faz parte do júri do programa desde a primeira temporada, revela que continuará sendo rígido em suas avaliações. “Quero gente que cozinhe bem, faça bons pratos, sempre respeitando os produtos, e que não traga nada muito complicado porque eu não gosto. Não tenho nada contra, só acho que muita gente não sabe usar. Eu não acrescento nas minhas receitas”, acrescentou o chef.

Além do troféu de campeão da 10ª temporada do MasterChef Brasil, grande símbolo da competição gastronômica mais famosa do país, o vencedor vai embolsar um prêmio de R$ 300 mil no cartão Pão de Açúcar e mais 300 mil pontos Stix para trocar por prêmios. O ganhador também leva para casa um conjunto especial de panelas da marca Royal Prestige, as mesmas que são usadas na cozinha no programa, uma viagem da Eisenbahn para conhecer a fábrica em Blumenau, um curso de sommelier de cerveja e um homebar completo da marca. A Le Cordon Bleu oferecerá um curso na escola de gastronomia mais renomada do mundo. Já o segundo colocado vai ganhar um curso de pâtisserie para aprender com os melhores profissionais da área.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade