VEM AÍ

Marcos Mion revela detalhes das novidades da nova temporada do Caldeirão

Logo nova, quadros novos, cores novas e um cenário inteirinho inédito para abrigar todo o programa

Publicado em 07/03/2024

A partir do dia 16 de março, o Caldeirão com Mion vem repleto de novidades para os telespectadores nas tardes de sábado da TV Globo. A atração estreia um cenário inédito, nova identidade visual, novos quadros e uma nova linguagem. Desde o ano passado, o apresentador Marcos Mion já vem experimentando edições especiais e entrevistas para além do estúdio. Em 2024, o programa não só fortalece essas novidades, como apresenta outras.

“Tenho pessoas brilhantes do meu lado, uma equipe incrível que abraçou essa minha empolgação e esse desejo que eu tenho de levar alegria para as pessoas. Eu levo isso a sério e sempre falo que minha missão é fazer os outros se divertirem. Para mim, a única forma de as pessoas terem esperança é elas estando felizes. Quando você sorri, está alegre, começa a acreditar que amanhã pode ser um dia melhor, então toda a diversão que a gente leva tem a missão de se tornar esperança para as pessoas. Não é só mais um programa de TV, só um trabalho. É uma missão muito bonita por trás. E é com isso que a gente consegue continuar e achar caminhos, cenários, jogos, linguagens. Queremos continuar nesse nosso pacto de diversão”, afirma Marcos Mion.

No primeiro semestre já tem a estreia do Caldeirokê, que celebra um dos fenômenos nacionais que ocupa um lugar especial do coração dos brasileiros: o Karaokê. Quem não gosta de fechar os olhos e cantar Amor e o Poder, Cheia de Manias e Como nossos pais se imaginando em um show lotado? E de fazer uma performance do seu artista preferido com os amigos? Esse é o mood do novo game musical do Caldeirão com Mion que homenageia, não só a música, mas também a alegria de reunir os amigos para cantar como se não houvesse o amanhã.

“Desde o ano passado, a gente vem pensando em como continuar com o sucesso que é o ‘Caldeirão’, desde projetos, ideias novas, experimentando várias situações, tanto com a banda quanto com o Mion. E isso foi surtindo muito efeito e a gente foi se empolgando cada vez mais com esses projetos. Tem muita coisa boa vindo aí ainda. O programa está com conteúdo que a gente acredita, com o Mion ainda mais empolgado de estar aqui, consolidado, e com a banda do Lucinho. É uma família. E é um processo muito feliz – a gente chegou aonde estamos agora a partir dessa busca por novas ideias”, conta Geninho Simonetti, diretor geral do Caldeirão.

A cada programa dois artistas formam seus times para brincar. A graça é cantar junto com quem está em casa e se atrapalhar na brincadeira, afinal, ninguém canta perfeito em karaokê. As músicas são surpresa e o jogo é dividido em duas fases. Na primeira, a fase dos microfones, o artista convidado e seus amigos escolhem um dos seis microfones coloridos. Cada um deles esconde uma música clássica de Karaokê. No momento da escolha, a música será revelada e o jogador tem cinco segundos para começar a cantar. Após a apresentação, os jurados atribuem notas que serão somadas até a segunda fase.

Já na segunda fase, a fase do show, é onde o time escolhe, previamente, uma música para tentar convencer os jurados e a plateia que são os verdadeiros artistas de Karaokê. Vence o time que tiver mais pontos de uma bancada de jurados formada por Lucas Lima e duas outras personalidades.

“O convite aconteceu de maneira diluída há muito tempo. Eu e a equipe vínhamos conversando sobre produzir algo e de repente, há algum tempo, eles me ligaram e me convidaram de vez. Estamos nos divertindo muito durante as produções, o quadro está engraçado porque é legal ver as pessoas sendo pegas de surpresa”, conta Lucas Lima.

Outra novidade que já está marcando presença no programa é o quadro Arte Transforma. A inspiração surgiu com a apresentação de Romeo, filho de Marcos Mion e que está no espectro autista, no programa especial de Natal de 2023. O primogênito do apresentador dançou a música Jailhouse Rock, de Elvis Presley, ao lado de sua professora Mariana Pires e deu um verdadeiro show no palco do programa.

A partir disso Mion e a equipe de criação pensaram: Por que não abrir o palco do Caldeirão para que artistas PcDs possam mostrar todo o seu talento nas mais diversas formas de arte? E assim foi feito. A plateia, os convidados e o público de casa têm se emocionado com todas as apresentações. “Ter o reconhecimento da plateia e o alcance da Globo para validar as manifestações artísticas deles é algo que pode mudar suas vidas! É um verdadeiro incentivo e reconhecimento. É meu quadro preferido”, aponta Mion.

Mas não para por aí, durante o ano o Caldeirão ainda terá outras novidades que já estão em desenvolvimento. “Não dá para falar ainda porque seria spoiler. (Risos). Mas vem muita coisa legal por aí. É uma equipe animada e criativa. Que adora inventar! Mion também tem papel fundamental nisso. Ele adora trazer ideias”, conta Mônica Almeida, diretora de gênero do programa.

E complementa: “A gente sentiu necessidade de criar uma linguagem mais dinâmica para o programa. Teremos um cenário base que abrigará todos os quadros, por isso a ideia de um cenário novo. O ‘Caldeirão’ acontece de uma forma mais linear, com os quadros dentro da dinâmica do programa e não com uma mudança para cada quadro. Assim, Mion fica mais à vontade e a gente cria uma narrativa mais própria do auditório”.

Ainda para 2024, a abertura do Caldeirão com Mion ganha uma identidade visual totalmente renovada. Trazendo ainda mais elementos que refletem a personalidade do apresentador, a nova peça apresenta traços descontraídos e afáveis, que evidenciam características do estilo de roupas que Marcos Mion gosta de usar na apresentação do programa, incorporando mais leveza e um toque divertido à abertura. O novo cenário do Caldeirão tem 725 m². A plateia é um diferencial com três tipos de assentamentos diferentes: camarote, passarela e arquibancada para 300 pessoas. São usados cerca de 325 m² de painéis de led, compostos de variadas formas e com conteúdos diferentes entre eles, que ajudam a tematizar e personalizar cada quadro do programa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade