ATRIZ TRANS

Luana Shine de Terra e Paixão, Valéria Barcellos celebra a representatividade nas novelas: “Passos significativos”

Atriz também desabafou sobre as situações de transfobia que ainda precisa enfrentar diariamente

Publicado em 03/11/2023

A atriz trans Valéria Barcellos, de 43 anos, que brilha no elenco de Terra e Paixão na pele de Luana Shine, falou sobre a oportunidade de interpretar um papel de destaque na trama de Walcyr Carrasco no horário nobre da TV Globo. Em entrevista à Quem, a artista analisou a evolução das produções televisivas sobre a representatividade e desabafou da transfobia que sofre diariamente ao seu redor.

“Depois de muitos testes na emissora para outros papéis, finalmente a Luana chegou. Ela chegou depois de uma maturidade maior da minha parte. Vim do cinema. Há uma tentativa boa e consistente de que as coisas mudem e deem uma cara nova à TV, mas ainda temos muito a caminhar”, contou a artista.

Valéria Barcellos também refletiu sobre a questão da representatividade na TV atual e a pluralidade de corpos diferentes nas produções artísitcas. “O meio artístico está dando passos significativos. A questão é que ainda não sabemos para onde esses passos irão. Estamos andando sem referência de onde ir”, analisou ela.

Ainda na entrevista, a estrela fez um desabafo sobre as situações de transfobia que ainda precisa enfrentar por conta do preconceito velado e escancarado da sociedade. “As situações que mais me batem são as violências com olhares inquisidores, sabe? A linguagem corporal fala como se a nossa presença incomodasse. Olham estranho para nós, se movem de um jeito estranho, saem de perto ou se aproximam por questão de curiosidade. Acho que isso é muito pesado”, acrescentou Valéria Barcellos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade