ENTREVISTA

Ivan de A Força do Querer, Carol Duarte relembra debate sobre transexualidade na obra de Glória Perez: “As pessoas se sensibilizaram”

Atriz refletiu sobre as mudanças na comunidade LGBTQIA+ desde a exibição da trama pela TV Globo

Publicado em 16/09/2023

A atriz Carol Duarte, de 32 anos, que interpretou o personagem Ivan na novela A Força do Querer (2017), relembrou a importância do debate sobre pessoas trans com a obra de Glória Perez. Em entrevista ao site da jornalista Heloisa Tolipan, a artista falou sobre o quanto foi importante para a sociedade brasileira ver a história de um homem transexual nas telinhas e refletiu sobre as mudanças na comunidade LGBTQIA+ desde a exibição da trama pela TV Globo.

“Era 2017. A gente vivia a discussão de haver uma personagem trans numa novela das 21h. Hoje discutimos política pública para pessoas LGBTQIA+. Foram seis anos de grande transformação. Quero ficar velhinha e ver ainda mais espaços, maiores ocupações e pontos chaves de mudança”, refletiu a artista.

Carol Duarte também destacou o alcance da televisão ao abordar a transexualidade em seu horário de maior audiência e as mudanças que ocorreram nos anos seguintes. “Passou a haver discussão sobre isso. As pessoas passaram a se emocionar com o Ivan. Sua vida era pura dramaturgia e as pessoas se sensibilizaram. A novela permitiu que a transexualidade fosse levada à tona em lugares em que não temos noção, já que o Brasil é grande demais e a novela atinge pessoas de modo que o teatro e o cinema não alcançam. Hoje, em 2023, muitas coisas mudaram e as discussões avançaram”, destacou ela.

Por fim, a artista analisou o cenário da época em que a novela de Glória Perez foi exibida e que, mesmo com a onda conservadora crescente no país, a obra conseguiu trazer um debate social para os telespectadores.

“Quando a novela foi ao ar já havia uma onda conservadora subindo e numa escalada que não sabíamos que iria culminar na eleição de Bolsonaro e na existência de Damares [Ministra de Direitos Humanos da antiga gestão], por exemplo, que demandariam num retrocesso grande. Mas, ainda assim, houve progressos. E não há quem possa segurar esses avanços”, completou Carol Duarte.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade