Concorrência

Globo menospreza audiência da Band com transmissão do Mundial de Clubes

Emissora compara sua audiência e mostra que atrai mais público para o mesmo evento

Publicado em 11/02/2022

A Band exibiu na terça-feira (08) a semifinal da partida entre Palmeiras e Al Ahly pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA e conquistou a liderança na audiência com média de 15 pontos. A transmissão exclusiva do jogo trouxe um resultado expressivo e histórico para a Band, mas a Globo, tradicional detentora dos direitos de transmissão, que este ano ficou de fora, menosprezou os números alcançados pela concorrente, comparando com a audiência conquistada por ela em anos anteriores.

Em comunicado enviado à imprensa, a emissora carioca compara a audiência da semifinal entre Palmeiras x Al Ahly na Band em 2022 versus a audiência da semifinal entre Palmeiras x Tigres na Globo em 2021.

PNT: Band 10 pontos (queda de -57% em relação à transmissão da Globo: 22 pontos)

SP: Band 15 pontos (queda de -45% em relação à transmissão da Globo: 27 pontos)

RJ: Band 6 pontos (queda de -68% em relação à transmissão da Globo: 19 pontos)

Os números mostram que de fato a audiência alcançada pela Band este ano é bem menor que a conquistada pela Globo no ano passado. Isso é um fato importante do ponto de vista da visibilidade do evento, sim, mas o que não é levado em conta nesse comparativo é que para a Band, alcançar 15 pontos é um feito a ser celebrado, já a Globo marcar 30 pontos com um jogo de futebol é algo corriqueiro.

Para o mercado, especialmente o publicitário, ter sua marca exibida em um jogo na Globo, certamente tem um peso e um alcance maior, mas a descentralização das transmissões esportivas, com vários campeonatos e jogos sendo transmitidos por diversos canais de TV, streaming e internet é um fato muito positivo, quebra o monopólio e garante que mais empresas possam explorar esse nicho que até pouco tempo era obrigatoriamente transmitidos apenas pela Globo e seus canais pagos.

Diminuir o feito da Band não traz nada de positivo para a Globo, pelo contrário, soa como um despeito por não ter o direito de transmitir a competição. A quebra dessa concentração de poder abre portas, amplia o mercado de trabalho, garante a sobrevivência e o nascimento de novas empresas, oxigena o mercado e isso é para ser comemorado.

E, neste sábado (12), a Band transmite com exclusividade a final do Mundial de Clubes com a partida entre Palmeiras e Chelsea, além da disputa pelo terceiro lugar entre Al Hilal e Al Ahly. Os jogos devem garantir mais uma vez grande audiência para a emissora do Morumbi, mas a Globo já faz questão de mostrar que seus números devem ser superiores (a conferir).

Médias de audiência da TV Globo na transmissão de finais do Mundial envolvendo clubes paulistas em São Paulo:

São Paulo X Liverpool (18/12/2005) –>  41 pontos

Santos X Barcelona (18/12/2011) –>  31 pontos

Corinthians X Chelsea (16/12/2012) ->  31 pontos

Maiores audiência da TV Globo em transmissão de final de Mundial envolvendo um clube brasileiro (PNT, SP e RJ):

PNT: São Paulo X Liverpool (18/12/2005) e Liverpool X Flamengo (21/12/2019) –>  31 pontos

SP: São Paulo X Liverpool (18/12/2005) –>  41 pontos

RJ: Liverpool X Flamengo (21/12/2019) –>  41 pontos

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade