Brasil de ouro

Globo conquista 11 medalhas no New York Festivals TV & Film Awards 2020

Atrações do GNT e do Futura estiveram entre os selecionados

Publicado em 23/04/2020

O compromisso da Globo com a produção de conteúdo relevante e de qualidade para múltiplas telas foi reconhecido pelo júri do New York Festivals TV & Film Awards 2020.

Entre os medalhistas anunciados ontem (quarta-feira, 22) pela organização do prêmio estão 11 trabalhos dos canais da empresa.

No total, 25 projetos da Globo, entre documentários, programas, transmissões de grandes eventos e ações publicitárias, foram selecionados como finalistas este ano, concorrendo com conteúdos inscritos por produtoras de mais de 50 países ao redor do mundo.

Pela quinta vez consecutiva, a GloboNews saiu vitoriosa das indicações ao New York Festivals TV & Film Awards. Em 2020, o documentário Aliados, em que o repórter Gabriel Chaim acompanhou de perto os combates finais contra o Estado Islâmico na Síria, ganhou medalha de ouro na categoria Documentary – Current Affairs.

O trabalho tem roteiro e edição de Marita Graça Bittencourt, produção executiva de Joy Ernanny, edição de imagens e finalização por Daniela Dantas, música de Pedro Guedes e colorimetria de Zeca Esperança.

Além disso, a abertura do documentário, metáfora da queda do Califado do Estado Islâmico, também foi premiada, com medalha de prata, em Art Direction: Promotion / Open & IDs, trabalho realizado pela equipe da Globo Design Center. A área, inclusive, conta com outros três trabalhos premiados com medalhas, incluindo uma medalha de ouro.

No Esporte, a abertura do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 de 2018, que aborda a saga, na busca pela perfeição, de um projeto de um projeto de F1, conquistou dois prêmios: levou ouro na categoria Special Visual Effects: Open & Ids e medalha de prata na categoria Sports Program Open & Titles.

No Jornalismo, além da medalha com a GloboNews, a série comemorativa dos 50 anos do Jornal Nacional, em que as matérias especiais foram apresentadas por Renata Vasconcellos e Willian Bonner em cenários antigos, recriados digitalmente, conquistou a medalha de prata na categoria Best Special Visual Efects.

Já o GNT foi premiado em quatro das sete categorias em que foi selecionado como finalista. A segunda temporada da série documental Quebrando o Tabu, produção coprodução Quebrando o Tabu, Spray Content e GNT.

Com direção geral de Guilherme Melles e Kátia Lund e consultoria de Fernando Grostein Andrade, a série ganhou medalha de prata em Documentary – Social Issues. Os episódios ‘Depressão’ e ‘Masculinidade’ foram os renderam o prêmio.

Este é o segundo prêmio que a série leva no festival: em 2019, a primeira temporada – que também foi ao ar pelo canal GNT – ganhou ouro na categoria. 

Na mesma categoria, Mesa para Todos, coprodução do GNT com a Maria Farinha Filmes sobre o projeto Refettorio Gastromotiva, também conquistou a prata.

Retratando a realidade

Ainda em Documentary – Social Issues, a série O Futuro é Feminino, em que as jornalistas Claudia Alves, Fernanda Prestes e Bárbara Bárcia entrevistam mulheres em países como Brasil, Paquistão e Islândia para analisar a conexão entre questões sobre a luta das mulheres ao redor do mundo, ganhou a medalha de bronze.

Encerrando a lista de premiados do GNT, o projeto Cozinha do Amanhã, que traz depoimentos de alunos, professores e profissionais impactados pelo projeto Instituto Capim Santo e comemora o marco de dez anos de parceria do projeto com a Electrolux, foi condecorado com a medalha de bronze na categoria Biography / Profiles.

Entre os premiados estão também duas produções do Canal do OFF, Julietti: Uma Vida nas Montanhas e o Especial Snowboard no Irã. O primeiro, documentário com direção geral de Tatiana Costa e direção de vídeo de Wiland Pinsdorf, conta a história do casal Juliana Tozzi e Guilherme Simões, que adaptaram uma cadeira de rodas especial para trilhas e montanhismo, após Juliana ter sido diagnosticada com uma síndrome neurológica rara, que limita seus movimentos, conquistou a medalha de prata na categoria Documentary – Nature&Wildlife.

Já o segundo, também com direção geral de Tatiana Costa e direção de vídeo de Evandro Rocha, é um documentário, em três episódios, em que a snowboarder Raquel Iendrick apresenta a cultura e a história de mulheres do país que fazem do esporte uma forma de vida e movimento de libertação e foi premiado com a medalha de bronze em Documentary – Eco-tourism.

Menções honrosas

Junto aos medalhistas, os trabalhos da Globo selecionados entre os finalistas do New York Festivals TV & Film Awards comprovam os bons resultados de uma combinação entre inovação, criatividade e talento para o desenvolvimento das histórias da empresa.

O documentário Nem, produção do Canal Futura – iniciativa da Fundação Roberto Marinho – em parceria com a produtora Santa Luz, que apresenta a história da ativista transexual Indianara Alves Siqueira, fundadora da Casa Nem, abrigo para pessoas transgênero em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro, concorria na categoria Documentary – Human Rights.

Ações publicitárias atreladas ao conteúdo do Esporte da Globo e do Canal OFF também foram destaque: “Ação com iFood na transmissão do Brasileirão”, realizada em parceria com o iFood em uma das partidas do Campeonato Brasileiro 2019, na categoria Branded Content; Expedição Brasil, uma série do Esporte Espetacular desenvolvida com a JEEP, em Sports Entertainment; e Patagônia: O Próximo Passo, programa resultado de uma parceria inédita entre Cerveza Patagonia e o Canal OFF em Documentary / Eco-tourism.

Também do canal, Expedição Balangay esteve entre os finalistas de Lifestyle Program. Entre os trabalhos da TV Globo, o projeto visual para o Bom Dia Brasil concorreu em Best Use of Technology, e a série Enchentes na Capital Brasileira, totalmente produzida em Brasília, foi finalista na categoria “Best Special Visual Efects”. Já a série Mel&Lis, também produzida pela Globo em Brasília, foi finalista na categoria Health/Medical.

No Gloob, Detetives do Prédio Azul foi selecionado em Childrens/Youth. Representaram o Multishow a transmissão do LOLLAPALOOZA 2019, em Special Event, e Os Roni, em Comedy. O programa Fala Muito, do SporTV, concorria em Sports Entertainment.

E completando a lista do GNT, ficaram entre os finalistas de Biography/Profiles Divas Autênticas e Claude – Além da Cozinha, além de Boas Vindas, em Family Programs.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade