CNN Brasil estreia série que desvenda os segredos da Bahia

Equipe de reportagem ficou 21 dias gravando no estado nordestino

Publicado há 12 dias
Por Renan Vieira
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No próximo domingo (18), às 19h15, o programa CNN Séries Originais, comandado por Evaristo Costa, inicia a exibição da série Bahia de todos nós. Durante 21 dias, uma equipe de reportagem da CNN Brasil embarcou em uma viagem de volta às origens, onde a história do Brasil começou.

A Bahia dos temperos, da música, da fé e da literatura, influencia brasileiros dos quatro cantos do país. Os repórteres do canal realizaram a rota do dendê para saber de onde vem o mais saboroso e conhecido tempero da culinária baiana.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na terra com o maior número de candomblés do país, a equipe do canal precisou de autorização dos orixás para conhecer de perto as tradições dos terreiros.

A série também revela a beleza arquitetônica de parte das mais de 370 igrejas de Salvador, aborda o crescimento dos evangélicos e, com exclusividade, conversa com o médium Divaldo Pereira Franco – que abriu sua casa e falou sobre o espiritismo nesse Estado de tantas fés.

Bahia de Todos Nós, série da CNN Brasil (Reprodução/CNN Brasil)

Explorando o lado cultural da Bahia, a série mostra a cantora Daniela Mercury, que recebeu a equipe da CNN em sua casa de praia na Costa do Sauípe e relembrou seus maiores sucessos da carreira. Indicada ao Grammy deste ano de melhor álbum, Margareth Menezes, conversou e cantou com a reportagem da CNN no bairro onde nasceu.

O cantor Armandinho e seus os irmãos voltaram à praça Castro Alves onde os primeiros trios elétricos passaram e viraram a maior marca do carnaval baiano.

O Olodum, grupo musical reconhecido mundialmente falou das origens e influências musicais que contagiaram até mesmo o ídolo do pop Michael Jackson. Bahia de todos nós mostra Santo Amaro, a pequena cidade no recôncavo baiano onde nasceram Caetano Veloso e Maria Bethânia.

A nova série da CNN Brasil também mostra quem são as ‘Gabrielas’, as ‘Terezas’, ‘Tietas’ da atualidade para revelar os detalhes das obras de Jorge Amado, o escritor baiano mais lido no mundo.

E mais!

O primeiro episódio: “Tempero” mostra a famosa culinária baiana, recheada de sabores e aromas, que carrega no prato a herança africana e muito azeite de dendê.

O episódio começa falando da farinha de copióba, muito presente na culinária baiana. A série mostra como é realizada a colheita e todo o processamento da mandioca até virar a farinha. Em seguida, a expedição da CNN vai às plantações de Dendê em Nazaré.

Ele está presente em quase todos os pratos baianos e foi notícia no Brasil nas últimas semanas: o óleo de dendê está cada vez mais caro e desaparecendo. A produção caiu 37% e aumentou 146% o valor nas prateleiras. A principal razão do aumento é a forma precária como o dendê é plantado e colhido na Bahia, diferentemente do que acontece no Pará, que lidera a produção do azeite no país.

Evaristo Costa em Londres, gravando para a CNN Brasil (Reprodução)

Os repórteres do canal mostram todo o processo que torna o fruto de uma palmeira em óleo e suas origens praticamente de forma artesanal. Para Rita dos Santos, coordenadora da ABAM – a Associação Nacional das Baianas de Acarajé -, a falta do dendê pode colocar em risco o ofício, considerado Patrimônio Imaterial da Bahia.

O primeiro episódio da série conta ainda como é o trabalho das baianas que vendem o acarajé nas ruas: “Tem a tradição cultural. Desde o século 17, com a chegada dos escravos aqui na Bahia e que deixaram a semente do dendê”, conta o produtor rural Demérito Souza.

A equipe da CNN também mostra como é a vida e o difícil trabalho das marisqueiras da Bahia, responsáveis por pescar os mariscos no mangue.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais