Mais uma opção

Band retoma exibição de novelas com a portuguesa Valor da Vida. Conheça os personagens dessa história!

A atração estreia segunda, 31/10, na faixa das 22h, logo após o Faustão na Band

Publicado em 28/10/2022

O público brasileiro ama novelas, e isso não se discute. E a partir de segunda, 31/10, os telespectadores da TV aberta poderão contar com mais uma opção na teledramaturgia. Após quase um ano a Band retoma sua faixa de novelas, dessa vez a partir das 22h (após o Faustão na Band),  e passa a exibir a trama portuguesa Valor da Vida, transmitida originalmente pela TVI entre setembro de 2018 e maio de 2019.

O folhetim foi escrito por Maria João Costa, a mesma de Ouro Verde, vencedora do Emmy de Melhor Novela em 2018, já exibida pela Band e atualmente disponível no Globoplay.

Valor da Vida conta a história de Artur (Rúben Gomes), um homem que é encontrado nas ruínas do Líbano, totalmente sem memória e que, aos poucos, vai resgatando sua identidade. Ele descobre, então, que era dado como morto há 20 anos, e não sabe o que aconteceu com ele durante esse período. O curioso, e esse é um dos enigmas da trama, é que sua aparência continua a mesma, ele não envelheceu nada no tempo que passou.

Ao tentar resgatar sua vida, Artur reencontra a esposa, Júlia (Dalila Carmo), que nessas alturas está casada com seu melhor amigo, Vitorino (Joaquim Horta). O homem inicia então uma busca para saber o que aconteceu com ele e, para isso, conta com a “ajuda” do neurocientista Jesus (Marcello Antony).

Entre outras tramas de destaque está a de Vasco (Thiago Rodrigues) que vê a mulher, Carolina (Ana Sofia Martins) em coma por oito anos após um acidente de carro provocado por ele. Nesse período, Vasco se envolve com a cunhada, Sara (Joana de Verona) e, justamente quando os dois resolvem oficializar o relacionamento, Carolina desperta de forma milagrosa.

Valor da Vida conta com quase uma dezena de atores brasileiros em seu elenco. Conheça a seguir o perfil de cada um dos personagens dessa história que tem todos os ingredientes para conquistar o público!

Artur Bastos Moreira (Rúben Gomes)

Artur (Rúben Gomes) é homem desmemoriado sem qualquer lembrança do próprio passado em Valor da Vida (Reprodução: TVI)
Artur (Rúben Gomes) em Valor da Vida (Reprodução: TVI)

Herdeiro de uma grande fortuna. É encontrado por Aisha desacordado e sem memória no Líbano. Descobre sua identidade pelas digitais e se dá conta de que é casado com Júlia, tem dois filhos e foi dado como morto há 20 anos. Seu retorno vai mexer com a vida de muitas pessoas, principalmente pela esposa, que nunca deixou de amá-lo, e de Camilla. Encontrará as chaves para o seu passado nas mulheres de sua vida.

Júlia Remédios (Dalila Carmo)

Júlia Remédios (Dalila Carmo) em Valor da Vida
Júlia Remédios (Dalila Carmo) em Valor da Vida

Poderosa da industrial têxtil. Com o desaparecimento do marido Artur e sua suposta morte, casou-se com Vitorino, melhor amigo do ‘falecido’. Hoje, é ela quem manda nas Confecções Bastos Moreira. Ao descobrir que Artur está de volta, 20 anos depois, sua vida dá uma reviravolta. Como já não vive um casamento feliz e nunca esqueceu Artur, quer recuperar o seu amor. Mas percebe que este que retorna para casa, não é mais a mesma pessoa.

Vitorino Remédios (Joaquim Horta)

Vitorino Remédios (Joaquim Horta) em Valor da Vida
Vitorino Remédios (Joaquim Horta) em Valor da Vida

Dono de uma indústria farmacêutica, consegue se casar com Júlia – por quem sempre foi apaixonado – depois da morte do seu melhor amigo, Artur. Metódico, calculista e sem escrúpulos, é desbocado e tem um senso de humor muito particular. Tem ótimos contatos nos hospitais e no submundo da prostituição, que frequenta há muito tempo. Fica incrédulo quando Artur regressa depois de 20 anos e duvida de sua identidade. Vai tentar proteger o seu casamento ao mesmo tempo em que se esforça para esconder as besteiras que fez no passado e que podem fazer com que perca a esposa.

Alexandre Moreira (Pedro Barroso)

Herdeiro do império têxtil, é filho de Artur e Júlia. Sempre lamentou o fato do pai ter partido tão cedo e recebe o empresário de braços abertos, apesar de muitos duvidarem da sua identidade. A construção da relação entre os dois é muito delicada, até porque o pai não se lembra de nada. Alexandre namora Isabel e ela acaba sendo o principal entrave na relação difícil e conflituosa que será desenvolvida entre eles.

Marta Moreira (Bruna Quintas)

Filha de Artur e Júlia. Não tem qualquer tipo de memória ou vínculo com o pai, que desapareceu quando ela ainda era bebê. Mas, assim como o irmão Alexandre, o aceita de braços abertos. A falta dele fez com que se tornasse uma menina carente. Se diz apaixonada por Bruno, com quem quer ter uma relação séria. Persistente, não descansa enquanto não tem o que quer, mesmo que os seus atos possam chocar a família inteira.

Jesus Gonzaga (Marcello Antony)

Jesus Gonzaga (Marcello Antony) em Valor da Vida
Jesus Gonzaga (Marcello Antony) em Valor da Vida

Famoso neurocientista de origem sírio-libanesa que nasceu no Brasil e tem um avançado centro de estudos neurológicos no Líbano. Idealista e obsessivo, encara a profissão como uma ferramenta para ultrapassar os limites e conseguir novos milagres. Fascinado com o despertar de Artur, que não se lembra de nada, viaja até Guimarães, em Portugal, para acompanhar seus progressos. Ganha a confiança do empresário, que nem sonha que nele pode estar o seu pior inimigo. Seu objetivo é descobrir a fórmula da vida eterna. Não imagina se apaixonar no meio do caminho, nem que esse amor se torne um obstáculo à sua pesquisa.

Carolina Folque (Ana Sofia Martins)

Carolina Folque (Ana Sofia Martins) em Valor da Vida
Carolina Folque (Ana Sofia Martins) em Valor da Vida

Era um gênio da investigação científica, mas um acidente de carro a deixa em coma durante oito anos. Casada com Vasco, é mãe dos gêmeos Rita e Pedro e meia-irmã de Sara. As duas cresceram juntas e sempre foram muito ligadas. Carolina, a mais velha, sempre a protegeu. É uma mulher inteligente e encantadora que, quando acorda, se sente deslocada do mundo: sua família continua ali, mas algo lhe diz que aquele já não é o seu lugar. Acreditando que o marido a esperou todos aqueles anos, quer recuperar o passado, sem perceber que todos à sua volta estão mentindo, incluindo Sara, sua irmã.

Vasco Folque (Thiago Rodrigues)

Vasco Folque (Thiago Rodrigues) em Valor da Vida
Vasco Folque (Thiago Rodrigues) em Valor da Vida

Filho de um aristocrata português com uma brasileira, é diretor financeiro da Bastos Moreira. Casado com Carolina, nunca superou a culpa do acidente que a deixou em coma, já que era ele quem conduzia o veículo. Os médicos o convenceram de que a investigadora científica nunca iria acordar. Acaba se apaixonando por Sara, irmã da mulher, e decide assumir a relação com ela no mesmo dia em que Carolina acorda depois de oito anos. De imediato, se divide entre o que sente pela mulher e por Sara, que está grávida dele. É capaz de tudo para que Carolina se mantenha viva.

Rita Folque (Margarida Nazário)

Filha de Carolina e Vasco, enxerga em Sara o verdadeiro amor materno, já que mal se lembra de sua mãe biológica. Até gosta dela, desde que não interfira na relação entre o pai e a tia. Faz de tudo para que Vasco e Sara se casem. É aliada fiel da madrasta, que quer ficar com Vasco a todo o custo. Não hesita em prejudicar quem for para conseguir o que a tia quer.

Pedro Folque (Guilherme Rocha)

Filho de Carolina e Vasco. Viu sua mãe entrar em coma quando era muito pequeno e Sara hoje é um suporte fundamental em sua vida. Com uma super memória, lembra de todos os momentos que teve com a mãe. Isso faz com que mantenha uma ligação emocional a ela. Quando Carolina acorda, quer que o pai retome o casamento, pois acha que é isso que vai fazê-la feliz. O seu sonho é recuperar a família que tinha. Não aceita a mentira que o pai quer impor a todos: esconder de Carolina que ele está com Sara. Vai enfrentar o pai, a irmã e a tia para proteger a mãe.

Sara Antunes (Joana de Verona)

Sara Antunes (Joana de Verona) em Valor da Vida
Sara Antunes (Joana de Verona) em Valor da Vida

Diretora de uma revista feminina. Meia-irmã de Carolina, por parte do pai, vai anunciar o seu noivado com Vasco, o cunhado, quando a irmã desperta do coma. Nos últimos oito anos, tratou dos sobrinhos como se fossem seus filhos e acha que aquela família lhe pertence. Assim como ele, acreditou que a irmã nunca acordaria. Quando isso acontece, ela fica dividida: por um lado feliz, mas por outro preocupada, já que isso pode mudar a sua vida. Focada e traiçoeira, nada a fará desistir do cunhado, de quem está grávida. Sara é o contrário daquilo que sua revista prega: mulheres não precisam de homens para serem felizes.

Marcelo Remédios (Romeu Costa)

Médico especialista em fertilidade e irmão de Vitorino. Se autointitula um solteiro convicto, mas, na verdade, não tem jeito com as mulheres. Tem um centro de reprodução médica assistida. Metódico, calculista e pragmático. É o médico responsável pela gravidez de Carolina e, posteriormente, de Sara. Guarda um enorme segredo de ambas. Só quando o destino o obriga a escolher entre sua carreira e a vida de alguém que ama é que seu caráter se revela.

Jamilah Afonso (Dina Félix da Costa)

Casada com Manuel Afonso, mãe de Aisha e Raíssa. Adora o marido português. É árabe cristã, filha de libaneses brasileiros, país onde passou os primeiros três anos de vida. Educou suas filhas com base nos mesmos preceitos e só pede para que elas nunca se casem com um árabe. Independente e divertida, é uma mulher bonita, que cozinha e dança muito bem. As filhas só lhe dão dores de cabeça. Quer que elas possam ser mulheres plenas. A mudança da família para Guimarães não acontece por boas razões e vai trazer sentimentos muito contraditórios. Sua beleza vai gerar a inveja das mulheres conservadoras da cidade portuguesa.

Aisha Afonso (Isabela Valadeiro)

Aisha Afonso (Isabela Valadeiro) em Valor da Vida
Aisha Afonso (Isabela Valadeiro) em Valor da Vida

Blogger, bailarina, feminista, ativista e árabe cristã. Filha de mãe libanesa e pai português. Destemida e corajosa, defende os direitos das mulheres num país conservador. Ninguém fica indiferente à sua beleza, leveza e alegria de viver. Independente, romântica e justa, ela não consegue evitar a paixão por Artur assim que o vê. Não imagina que aquele homem sem memória e aparentemente inofensivo pode vir a dar tantas dores de cabeça, mas não consegue pensar em outra pessoa na sua vida. A mudança de sua família para Guimarães vai provocar uma grande confusão na cidade.

Raíssa Afonso (Laura Dutra)

Estudante de moda. Filha de Jamilah, que é libanesa, e Manuel Afonso, nascido em Portugal. Árabe cristã. Esconde da família que namora com um árabe muçulmano, pois sabe que os pais não aprovariam o relacionamento. Ultraconservadora, ingênua e sonhadora, está prestes a conquistar o seu grande sonho: quando fizer 18 anos, pretende se converter ao islamismo para se casar com Nasser. Mas a mudança inesperada da família para Guimarães estraga seus planos e ela é obrigada a reagir.

Camilla Vasconcellos (Carolina Kasting)

Camilla Vasconcellos (Carolina Kasting) em Valor da Vida
Camilla Vasconcellos (Carolina Kasting) em Valor da Vida

Poderosa empresária do ramo da moda. Nasceu em uma família pobre na Chapada Diamantina, na Bahia, onde, há 21 anos, conheceu e se apaixonou por Artur, que era casado na época. Isso não a impediu de se mudar para Guimarães, tornando-se amante dele. Quando Artur decide assumir a relação, ele desaparece e é dado como morto. Ela fica em choque e na miséria. Dá a volta por cima e vira dona de uma grande marca de roupas sob medida chamada Camille. Quando reencontra Artur, 20 anos depois, tudo o que ela sentia por ele vem à tona apesar de estar noiva de Luís Ortega. Camilla não vai suportar o fato dele não se lembrar dela, mas a “reconhecer” em sua filha, Isabel.

Isabel Vasconcellos (Daniela Melchior)

Isabel Vasconcellos (Daniela Melchior) em Valor da Vida
Isabel Vasconcellos (Daniela Melchior) em Valor da Vida

Estudante e modelo. Filha de Camilla com Horácio, um português que já morreu. É o rosto da marca de moda Camille. Namora Alexandre e se encanta pelo pai dele, Artur, quando o conhece. Fisicamente, é exatamente igual à mãe quando ela tinha a mesma idade. Nunca teve que se esforçar muito para nada até que conhece Artur, o maior desafio de sua vida. Não imagina que essa paixão pode colocar em risco não só o conforto que tem, como sua própria vida. Este encontro vai fazê-la entrar no universo secreto da família.

Bruno Vasconcellos (José Condessa)

Estudante de Direito e pugilista. Filho de Camilla, é um rapaz confiável e discreto, que ninguém diria que consegue ser tão agressivo quando luta, coisa que faz às escondidas já que a mãe não gosta. Se apaixona por Aisha quando ela chega a Guimarães e enfrenta um amor não correspondido pela moça. Por outro lado, sofre com a obsessão de Marta, filha de Artur, que acha que ele nasceu para ela e está disposta a tudo para tê-lo como namorado, o que vai lhe trazer sérios problemas. A cada combate que faz, soma lesões e as dores aumentam. Para suportá-las, toma substâncias químicas e corre um sério risco de seu corpo entrar em colapso.

Luís Ortega (Nuno Pardal)

Luís Ortega (Nuno Pardal) em Valor da Vida
Luís Ortega (Nuno Pardal) em Valor da Vida

Advogado. Dono de um grande escritório com atuação nacional, trabalha para as grandes famílias locais como os Bastos Moreira e os Remédios. Foi depois de conhecer Camilla que ganhou coragem para deixar Ana Clara. Tudo o que quer é se casar com a dona da marca Camille, de quem está noivo, mas não faz a mínima ideia de suas falcatruas. Se soubesse, provavelmente não descansaria enquanto Camilla não fosse presa. Enquanto isso, tem de lidar com a fúria de Ana Clara e com os problemas que a volta de Artur traz aos seus principais clientes, sem imaginar que isso vai interferir na sua própria vida conjugal.

Leonardo Dias (Adriano Toloza)

Leonardo Dias (Adriano Toloza) em Valor da Vida
Leonardo Dias (Adriano Toloza) em Valor da Vida

Modelo de fachada, na realidade é michê e bandido. Brasileiro, amante e homem de confiança de Camilla. Ninguém sabe que ele está envolvido no negócio ilegal da empresária, o que lhe permite circular sem problemas em diversos meios. É ambicioso e apaixonado pela patroa, a quem obedece cegamente. Não entende por que ela está com Luís. Logo percebe que o grande obstáculo entre eles não é o advogado, mas sim Artur, que reaparece depois de 20 anos e está ligado ao passado de Camilla e, sem imaginar, ao caminho ilícito que ela seguiu.

Jaques da Silva (João Pedreiro)

Estilista da marca Camille. Diz que fala português do Brasil por causa da patroa. Acha que é o confidente de Camilla e dá muito valor ao vínculo que tem com ela. Esnobe, elitista e autocentrado. Gay assumido, comprou ilegalmente um bebê no exterior fingindo que tinha contratado uma barriga de aluguel, e espera a notícia de que se tornou “mãe”. Passa muito tempo nas Confecções Bastos Moreira para controlar a produção das peças que cria. Apesar de ter perdido o marido há um ano, não pode ver um homem passar na sua frente. Vai se sentir ameaçado pelo gênio criativo de Artur quando ele aparecer. Esconde muitos segredos.

Piedade Bastos (Ana Saragoça)

Casada com Eugênio, é mãe de Paulo, que recusa aceitar como Sri Raj Ashram (seu nome budista). É preconceituosa e conservadora. Manda no marido e é totalmente autoritária. Adora mostrar que tem dinheiro e é deslumbrada com o mundo dos endinheirados. Excessiva, para o bem e para o mal, se acha a guardiã moral da cidade. Para manter a decência da região, é capaz de tudo e se intromete na vida de quem for preciso. O que se esquece é que, como todo mundo, ela também tem falhas.

Eugênio Maria Bastos (Cassiano Carneiro)

Eugênio Maria Bastos (Cassiano Carneiro) em Valor da Vida
Eugênio Maria Bastos (Cassiano Carneiro) em Valor da Vida

Industrial novo rico, o brasileiro é casado com Piedade e pai de Paulo. Era o melhor funcionário das confecções Bastos Moreira. Há 20 anos, numa época de crise, foi oferecida uma pequena cota para ele se manter na empresa e ajudar na restruturação. Isso foi fundamental para darem a volta por cima, mas Júlia não é muito grata por isso. É um homem simples e generoso, que vive com medo da mulher, cujo gênio é imprevisível. Tem muito receio que um segredo improvável seja descoberto. O sonho de sua vida é poder ser quem quer sem julgamentos.

Paulo/Sri Raj Ashram (Isaac Alfaiate)

Filho de Eugênio e Piedade. Sempre foi muito espiritualizado, altruísta e desapegado. Saiu de Guimarães porque não conseguia conviver com a mãe e seus exageros com dinheiro. Decidiu viajar pelo mundo à procura de seu lugar, que encontrou no Tibete, onde se torna monge budista. Retorna para aprender a lidar com a mãe e poder evoluir espiritualmente. Combate seus excessos com atos pacifistas e despojados. Quer o bem das pessoas que estão à sua volta e acaba se tornando o conselheiro e mentor espiritual de muita gente com uma lição fundamental: a vida acontece no presente e nunca no passado.

Ana Clara Bastos (Vera Kolodzig)

Ana Clara Bastos (Vera Kolodzig) em Valor da Vida
Ana Clara Bastos (Vera Kolodzig) em Valor da Vida

De contabilista da Bastos Moreira a herdeira. Sobrinha de Eugênio e Piedade, é ex-mulher de Luís Ortega e mãe de Diogo. Descobre que é irmã de Artur na abertura do testamento do homem que ignorava ser seu pai. Cria grande cumplicidade com o irmão. Anda feliz por ser rica, status que não quer perder de jeito nenhum. Ambiciosa e dissimulada, culpa Camilla, noiva de Luís, pelo fim de seu casamento. Júlia é o seu ódio de estimação e faz tudo para expulsá-la do comando das confecções Bastos Moreira. Para atingir seus objetivos pode até fingir uma amizade com sua pior inimiga. Não dá ponto sem nó e, ao contrário da tia, tem ótimo gosto.

Cidália Brito (Sílvia Rizzo)

Chefe das costureiras das confecções Bastos Moreira. Mãe de Becas e viúva. É tia de Carlos e Michelle, sobrinha que vive com ela. Uma das costureiras mais antigas da empresa, conhecida pelo seu perfeccionismo e talento. Tem orgulho de sua profissão, que considera uma arte. Não suporta ver injustiças em qualquer circunstância e é muito generosa. Sofre com os problemas da filha e do neto, Santiago. É facilmente enganada por ser uma boa pessoa. Jaques, designer da Camille, não vive sem ela e vai ser fundamental na vida de Dalva, quase uma mãe.

Becas Brito (Teresa Tavares)

Investigadora farmacêutica na Firmus Lab. Filha de Cidália, casada com Cláudia e mãe de Santiago. Inteligente e curiosa, trabalha muito e isso acaba refletindo em seu casamento. Cláudia é a primeira mulher por quem se apaixona, mas o casamento não é como sonhava, nem a companheira é a mulher meiga que imaginava, o que vai lhe causar muitas dores de cabeça. Quando as duas ficam irritadas, Santiago se coloca no centro de todos os conflitos. Pelo filho, Becas está disposta a tudo. Condena as práticas ilícitas da empresa onde trabalha e vive numa contradição por causa disso: quer manter o emprego, mas também pensa em denunciá-lo às autoridades.

Cláudia Folque (Susana Arrais)

Sócia de Luís Ortega. Meia-irmã de Vasco por parte de pai, é casada com Becas e mãe de Santiago. Aliás, não gosta de ser mãe. É uma das advogadas de maior sucesso do escritório onde trabalha. Gosta de estar do lado certo da lei e entra em conflito com o sócio. Se diz feminista radical, mas em casa comporta-se totalmente diferente, o que não combina com o seu senso de Justiça. Tende a ser sensata com tudo menos com a própria vida. Ciumenta e insegura, quer manter o seu casamento a qualquer custo, mesmo que para isso tenha de usar o próprio filho e fingir que é a mãe afetuosa que nunca foi.

Santiago Folque (Salvador Matos)

Estudante e filho de Becas e Cláudia. Quando entra para a escola, começa a notar coisas que nunca tinha percebido, como ter duas mães enquanto todos os seus colegas têm um pai e uma mãe. É diagnosticado com uma doença autoimune, mas isso não o impede de ser feliz. É muito generoso e sonha com a cura. Sofre com as brigas das mães e vai ser muito manipulado por conta disso. O sonho dele é voltar a ver Becas e Cláudia juntas e bem.

Michelle Brito (Isabel Figueira)

Ex-modelo em decadência. Irmã de Carlos e sobrinha de Cidália, não aceita que o seu prazo de validade nas passarelas acabou. Quando está desesperada por dinheiro, faz qualquer coisa para se manter ativa e arruma formas alternativas de escapar da depressão que a acomete. É uma mulher disposta a tudo para ter visibilidade e fama. Pode ser vingativa e recalcada, mas também quer ter uma vida fácil. Enfrenta uma reviravolta quando conhece Jaques e começa a trabalhar na Camille como assistente da própria dona. Disposta a tudo para agradar, e cheia de criatividade para o mal, rapidamente se torna imprescindível. Camilla nem sonha que ela é a responsável pelo fiasco do primeiro desfile de sua filha, Isabel.

Carlos Brito (Pedro Hossi)

Carlos Brito (Pedro Hossi) em Valor da Vida
Carlos Brito (Pedro Hossi) em Valor da Vida

Inspetor do Departamento de Investigação Criminal de Braga. Irmão de Michelle e sobrinho de Cidália. Está apurando uma série de acontecimentos estranhos que acabaram com a paz de Guimarães. Foi amante de Carolina no passado e esse assunto não ficou bem resolvido: ele ainda gosta dela. Corajoso e honesto no trabalho, é conhecido por ser um homem incapaz de se deixar corromper. Na sua vida pessoal, a confusão impera: nem sempre ele é o mais íntegro dos homens e é capaz de ultrapassar as linhas da legalidade. Se arrepende dos erros do passado, mas está disposto a corrigi-los.

Dalva dos Santos (Thaiane Anjos)

Dalva dos Santos (Thaiane Anjos) em Valor da Vida
Dalva dos Santos (Thaiane Anjos) em Valor da Vida

Brasileira, viaja para Portugal por causa de uma proposta que lhe parece irrecusável para melhorar sua vida, mas que acaba por se transformar em um pesadelo e na pior decisão que tomou. É enganada pelas pessoas que prometeram ajudá-la. Vem de uma família muito pobre do nordeste brasileiro e já viu muita coisa que preferia não ter testemunhado. É boa e generosa, trabalhadora, tem um coração doce e adora crianças. Se sente profundamente injustiçada e quer continuar morando em Guimarães para reparar o mal que lhe fizeram. Consegue um trabalho como costureira na Bastos Moreira e se torna empregada de Patrick, filho de Jaques. Cidália e Carlos se tornam seus maiores aliados.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade