A família Borges comanda uma companhia de teatro de bonecos em Pega Pega

Pai e filho terão conflitos por causa da postura idealista do patriarca

Publicado em 14/7/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na vila da Tijuca mora a família Borges composta pelo patriarca Borges (Danton Mello), a mulher Tereza (Dani Barros) e os filhos Márcio (Jaffar Bambirra) e Drica (Leandra Caetano). Eles são os donos da companhia Serrote e ganham a vida confeccionando e manipulando os bonecos, difundindo essa arte ancestral oriunda do Oriente.

Borges é um idealista e não aceita qualquer tipo de trabalho. É fiel ao ofício de bonequeiro, que tanto ama e acredita, mesmo que a companhia, tão premiada, não esteja conseguindo arrecadar o suficiente para manter a família. Talentoso, ele desenha, molda e talha os bonecos. Com a falta de oportunidades, quem administra as despesas é Tereza.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A mulher respeita as convicções do marido, mas o filho mais velho, Márcio, confronta o pai, alegando que eles precisam se reinventar, fazendo outros tipos de trabalho, o que gera muitas discussões. As rusgas entre pai e filho vão além das ideologias. Borges desaprova o namoro de Márcio com Bebeth, a quem chama de ‘problemeth’, enquanto Tereza e Drica torcem pelo jovem casal.

“Borges é artista bonequeiro na essência e não admite transformar a sua arte em algo menor, mesmo diante das dificuldades financeiras. Quem não aceita este posicionamento radical é o filho Márcio e os dois têm atritos”, conta Danton Mello, que além das aulas de manipulação de bonecos, passou por oficinas de marcenaria: “Foram vivências muito ricas para a composição do personagem. Eu até levei para casa o Imperador, um dos bonecos da novela, para me familiarizar mais.”

Flor e Bebeth: a amizade entre uma canguru de brinquedo e a adolescente

Um dos bonecos da companhia Serrote é uma canguru, que se torna a melhor amiga de Bebeth (Valentina Herszage). A adolescente a encontra em uma de suas fugas do pai, Eric (Mateus Solano). Aos olhos de Bebeth, a canguru não é um brinquedo, mas um bichinho com expressões reais e que interage com ela. De imediato, a garota se apega à boneca e a ‘batiza’ de Flor. Mais do que uma amiga, Flor passa a ter uma relação de alter ego com a menina.

Para garantir a verossimilhança necessária, a equipe de efeitos visuais começou a trabalhar com a Flor em setembro de 2016. Foram feitos protótipos da canguru a fim de que Flor interagisse com Bebeth. Cerca de 80 expressões da atriz Valentina Herszage também foram recriadas, uma vez que Bebeth se vê no brinquedo. O molde físico foi captado em 4K, utilizando a técnica de fotogrametria. Esse modelo foi digitalizado e, a partir daí, seguiu-se à construção do esqueleto computadorizado, chamado de rigg, à colocação de textura para dar impressão de pelo, e à animação.

O trabalho envolveu sete profissionais: quatro designers e três animadores. Pega Pega, trama das 19h de Claudia Souto, volta ao ar nesta segunda-feira (19). A produção, que foi exibida pela primeira vez em 2017, marcou a estreia da autora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio