Publieditorial

A cirurgia ortognática e os tratamentos estéticos feitos pelos famosos

Dentista analisa cada procedimento

Publicado em 22/12/2023

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Paulo Vasconcelos, a cirurgia ortognática é a principal opção para tratamento de grandes alterações do posicionamento dos ossos da face. Casos de menor severidade podem ser tratados com outros métodos através da estética dentária.

“Deve-se levar em consideração a limitação do tratamento proposto e o comprometimento irreversível que poderá trazer”, alerta Paulo.

Ele destaca que as melhorias dos materiais, instrumentos e o progresso da técnica, como por exemplo, a cirurgia ortognática minimamente invasiva, possibilitaram aos pacientes a recuperação mais rápida, com menor sofrimento. Paulo também comentou alguns tipos de procedimentos estéticos feitos por artistas e atletas.

As atrizes Bárbara Paz e Ingrid Guimarães
As atrizes Bárbara Paz e Ingrid Guimarães Reprodução

Bárbara Paz

A atriz sofreu um grave acidente de carro quando tinha 17 anos. Ela ficou com cicatrizes na face, necessitando de cirurgia reparadora. A artista fez tratamento dentário complementar para melhorar o sorriso gengival e colocou facetas.

Ingrid Guimarães

Ela apresentava prognatismo devido ao retroposicionamento da maxila. A aparência da mandíbula ficava grande e com maior proeminência do queixo. Realizou-se a cirurgia para o avanço de maxila. A face da atriz ficou harmônica e o contorno mais suave.

A cantora Wanessa Camargo e o atleta Ronaldinho Gaúcho
A cantora Wanessa Camargo e o atleta Ronaldinho Gaúcho Reprodução

Wanessa Camargo

O sorriso da cantora era assimétrico. Isso quer dizer que ela mostrava mais gengiva do lado esquerdo. Poderia ter sido corrigido com cirurgia ortognática, porém foi realizada a faceta e a gengivoplastia para a correção.

Wanessa contou em um programa de TV que a faceta caiu no meio de um show, causando grande constrangimento. À época, optou-se pelo procedimento menos invasivo, mas houve a necessidade de desgastar os dentes.

Ronaldinho Gaúcho

O ex-jogador de futebol tinha o sorriso gengival e dentes malposicionados (com rotação e inclinação incorretas). Foi realizado um tratamento de remoção de excesso da gengiva (gengivoplastia) e desgaste dos dentes para a colocação das facetas.

O resultado estético ficou muito bom. A cirurgia ortognática seria uma boa alternativa para o tratamento do sorriso dele, garantindo melhor vedamento labial (lábio superior e inferior mais próximos).

*Conteúdo produzido e enviado por Emily Silva

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade